terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Crimes ambientais: você sabe como denunciar?

Os crimes que envolvem o meio ambiente são observados por muitas pessoas, que muitas vezes não sabem como denunciá-los



Muitas vezes, ao avistar queimadas, desmatamentos, entre outros crimes ambientais, em áreas verdes. Porém, ao observar essas infrações, muitas pessoas não sabem ou tem dúvidas sobre os serviços de denúncia para crimes ambientais. Confira, abaixo, quais são os órgãos responsáveis pela apreensão dos responsáveis por esse tipo de crime.

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) responde pela fiscalização, controle e execução das áreas ambientais. O órgão também deve manter a integridade das reservas legais. Resumidamente, o Ibama é responsável pela conservação e manutenção do ambiente.

Para denunciar crimes ao Ibama, através da chamada Linha Verde (0800 61 8080) ou através do e-mail linhaverde.sede@ibama.gov.br.

Porém, se o crime envolver comércio ou transporte ilegal de animais silvestres brasileiros, a recomendação é acionar a Renctas (Rede Nacional Contra o Tráfico de Animais Silvestres) através deste link. Se o caso for maus tratos contra animais peçonhentos ou venenosos, a dica é contatar o Instituto Butantã, através do telefone (11) 3726 7222.