sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Bolha de sabão

Alexandre Garcia
05 de Junho de 2012



Bolha de sabão

O Rei Juan Carlos esteve com a presidente Dilma nesta semana.

Fico imaginando a chefe de estado do Brasil a dizer ao chefe de estado da Espanha: "Eu sou você,amanhã", tal como na propaganda de vodka.
Não é difícil chegar a essa conclusão. A crise na Espanha começou quando se decidiu que a expansão imobiliária seria uma solução maravilhosa para o crescimento do país: criaria emprego na construção civil ao mesmo tempo em que resolveria do problema da habitação.

Empregou-se muita gente e estrangeiros começaram a chegar aos milhares para atender à demanda de mão-de-obra. Tijolo e concreto se tornaram sinônimos de riqueza. Áreas verdes foram cobertas por construções, assim como o cinturão verde de muitas cidades.

Em poucos anos, o preço do metro quadrado disparou e o boom da construção atraiu especuladores. O metro quadrado da habitação subiu mas os salários não.

Os bancos, para manter a roda circulando, baixaram exigências para financiamentos, não se importando com a renda do financiado nem com as garantias. Imaginaram que se o imóvel estava se valorizando tanto, se o devedor não pudesse pagar, venderia o imóvel por mais preço e ainda sobraria dinheiro. E ofereceram crédito para comprar casa, carro, móveis, eletrodomésticos, viagens... A dívida se tornou fator de crescimento.

Mas aí, estourou a bolha dos Estados Unidos. Os espanhóis se retraíram, o consumo caiu, vieram as demissões e se descobriu que o país se sustentava tirando do futuro; nunca houve realmente riqueza nem subida na escala social.

Você que me lê, e percebe as semelhanças, bata na madeira para torcer que por aqui não aconteça o mesmo. Os sinais são alarmantes: o PIB brasileiro do primeiro trimestre deste ano, segundo o IBGE, aumentou apenas dois décimos por cento(0,2%). A inflação vai crescer o dobro do PIB neste ano.

Na Veja desta semana, a excelente Lya Luft chama de "ilusão" o que está acontecendo no Brasil. Ela mostra como também estamos sacando do futuro. "Palavras de ordem nos impelem a comprar, autoridades nos pedem para consumir, somos convocados a adquirir o supérfluo, até danoso, como botar mais carros em nossas ruas atravancadas ou em nossas péssimas estradas...Estamos enforcados em dívidas impagáveis, mas nos convidam a gastar ainda mais, de maneira impiedosa, até cruel."- escreveu ela. Nossa bolha está inchada.

E é de sabão.



quinta-feira, 2 de agosto de 2012

DICAS PARA NUNCA CHEGAR ATRASADO


Eu preciso muito aprender e praticar essas dicas.

_______________________________________________________

31/07/2012 10:51

Sair de casa na hora certa é uma tarefa árdua para a maioria das pessoas. Saiba gerenciar seu dia para ganhar tempo e ser pontual

Roberta Queiroz, de VOCÊ S.A.

Tempo: se organizar antes é a melhor forma de evitar qualquer tipo de atraso

São Paulo - Um dos primeiros passos para você não se perder na hora de começar a semana é definir as prioridades para sua agenda. “Isso evita que você perca tempo pensando no menu do almoço na hora em que está saindo de casa”, diz Ana Paula Vanzan, do blog Espaço Ordenado. Confira sugestões para você não chegar no fim da semana com a sensação de que as tarefas não foram cumpridas.



Decida a roupa no dia anterior

A manhã é um período de baixa produtividade para muitas pessoas. Se esse for o seu caso, deixe a roupa separada na noite anterior. “Para ser pontual e aproveitar melhor meu tempo, escolho a roupa à noite e deixo apenas os detalhes para decidir na hora”, arma Katia Bivanco, diretora de marketing do Grupo ABC.


Planeje a semana no domingo

“Confira a agenda da semana e defina as prioridades”, orienta Christian Barbosa, especialista em gestão do tempo e produtividade. Antecipe tarefas para deixar as manhãs mais livres.



Compartilhe responsabilidades

Divida antecipadamente as tarefas da semana com todos em casa. “Tento organizar meu dia de uma forma bastante prática e com distribuição de funções muito claras. Do motorista aos nossos filhos, todos têm suas funções e responsabilidades”, afirma Mônica de Carvalho, vice-presidente de business da agência de publicidade DM9DDB.



Organize acessórios

Compre uma pequena caixa com divisões para seus acessórios. Coloque em cada divisão um item específico: anéis, brincos, colares. Faça o mesmo com a maquiagem. “A organização vai fazer você localizar os itens de que precisa mais facilmente”, diz Ana Paula.



Tenha um guarda-roupa coordenado

“Ter peças que combinem entre si dispostas lado a lado no armário ajuda na hora de montar um look sem perder muito tempo”, afirmam Cristina Gabriele e Fernanda Resende, da consultoria de imagem pessoal Oficina de Estilo.



Utilize um sistema de pastas

Crie pastas com assuntos específicos, por exemplo: carro, IR, bancos, contas a pagar, imóvel, escola, academia. “Com a papelada bem organizada na pasta correspondente, você terá facilmente sempre à mão tudo o que precisar”, diz Christian Barbosa.