quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Faltam 8 dias para o IV Brasil nos Trilhos

03/08/2010


Faltam oito dias para a realização do IV Brasil nos Trilhos 2010, que busca estimular o debate entre o Governo Federal e a iniciativa privada sobre a importância do setor ferroviário para a infraestrutura de transportes do país, assim como as mudanças e investimentos necessários para assegurar a competitividade e o crescimento sustentado do setor produtivo nacional. O evento será no dia 11 de agosto, às 09h, no Golden Tulip Brasília Alvorada, em Brasília (DF).

O evento, com um público estimado em 500 participantes, terá como palestrantes, já confirmados: o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos; a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; o presidente da Comissão de Viação e Transportes da Câmara Federal, Deputado Milton Monti; o presidente da Associação Nacional das Empresas de Obras Rodoviárias (ANEOR), José Alberto Pereira Ribeiro; opresidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), Vicente Abate, o diretor - geral do Departamento Nacional de Infraestrutura do Ministério dos Transportes (DNIT), Luiz Antônio Pagot e o diretor – geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo.

Retirado da Revista Ferroviária que participará do Brasil nos Trilhos 2010.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

ARTIGO Nº1 SOBRE LIDERANÇA: O VERDADEIRO LÍDER

Ser líder e formar líderes é um desafio constante para qualquer tipo de organização (empresas, escolas, universidades, ONGs, igrejas, clubes etc...).
Neste artigo e em outros que virão falarei das principais características para liderar um grupo isto é, ter a confiança e ser seguido pelos liderados. Nem de longe pretendo ser definitivo ou encerrar o assunto; a intenção é fazer as pessoas e organizações analisarem, planejarem e agirem para atingirem suas metas e objetivos.
Estes artigos são a compilação de várias idéias, títulos e autores para facilitar o entendimento do que é liderança para pessoas e para as organizações que precisam ou precisarão exercer e formar tais lideranças. É parte integrante de uma palestra de conscientização para líderes (chefes, supervisores, gerentes, diretores, etc...)
Um líder precisa ter uma competência fundamental que é a habilidade para gerir recursos, processos e pessoas.
Mas como fazer isso?
Ai vão minhas dicas:

O VERDADEIRO LÍDER É AQUELE QUE:
 Passa e conquista a confiança a seus subordinados;
 É o espelho e exemplo para sua equipe;
 Busca o comprometimento de toda a equipe;
 Leva a equipe a atingir metas e objetivos;
 Busca a participação dos subordinados nos benefícios gerados pelo resultado atingido (Ex.: PLR);
 Entende que nenhuma organização consegue manter um bom nível de produtividade sem uma equipe de profissionais bem preparados;
 Busca o Treinamento e Desenvolvimento da equipe como recurso estratégico que pode impulsionar toda a organização;
 Sabe, vive, pratica e divulga que o bem mais precioso que as organizações têm são as pessoas;
 Busca e oferece a equipe instrumentos e ferramentas necessárias à mudança para que elas possam cumprir as metas estabelecidas.


Continua no próximo artigo....

Antonio Otavio Espindola
Engº. Mecânico

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Crianças são afetadas pelas queimadas na Amazônia

A pesquisa Avaliação dos efeitos das queimadas para a saúde humana na área do arco do desmatamento: a construção de indicadores para a gestão integrada de saúde e ambiente, da pesquisadora Sandra Hacon (Densp), coordenadora da componente Saúde no projeto da Rede Milênio/LBA, foi destaque no portal de notícias do Amazonas D24AM. A matéria apresenta os efeitos nocivos da fumaça das queimadas nos pulmões das crianças.
| saiba + |