quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Interessante Monociclo elétrico sem assento




Mobilidade pessoal teve outra reviravolta, em 2011 uma feira internacional para consumidores de produtos eletrônicos demonstrou o Monociclo elétrico sem assento apelidado de Rodasolo (Solowheel).

O Rodasolo exige que o ciclista fique de pé em cima dos estribos laterais. Quando o cilcista se inclina para frente, a roda é acionada por um motor elétrico com 1,3cv de potência que pode transportar o ciclista a uma velocidade de 16 km/h.


Um giroscópio na roda ajuda a manter o ciclista na posição vertical, que pode manobrar o Roda solo virando seu pé, que é tornando-se muito mais fácil do que conduzir com movimentos do quadril. O veículo é desacelerado pelo ciclista inclinado-se para trás. Ele é alimentado por uma bateria de íons de lítio recarregável, que leva duas horas para carregar totalmente e tem uma autonomia de 15 a 20 quilômetros.

Como os carros híbridos, a bateria do Rodasolo supostamente recupera energia ao descer ladeiras ou pelo menos economiza energia. O veículo multi-terreno pesa cerca de 11,7 kg algo próximo de uma bicicleta dobrável e pode ser transportado com relativa facilidade. O Rodasolo, foi criado pelo inventor Shane Chen, e lançado no mercado Britânico em julho de 2011 e é vendido por £ 1.899 algo em torno de R$ 4.300,00.



Fonte: Site The Engineer