terça-feira, 18 de outubro de 2011

Os 10 maiores produtores de aço do mundo

28/07/2011 - 23:36:08


Ranking da Associação Mundial do Aço mostra que a China é o maior produtor mundial; Brasil está na 9ª posição

Eduardo Tavares, de Exame



Indústria siderúrgica retoma crescimento no mundo


São Paulo - Em 2010 a economia mundial começou a esboçar reação à crise em diversos setores. Um deles, que experimentou boa fase - até antes do esperado - foi o de siderurgia. Segundo a Associação Mundial do Aço (WSA, na sigla em inglês), 2010 foi o melhor ano para a indústria desde que a crise começou.



O relatório da associação diz ainda que o setor mudou. Houve um "deslocamento no centro de gravidade da indústria siderúrgica mundial", que passou dos países desenvolvidos para os emergentes. De acordo com a entidade, nos próximos anos, as economias em crescimento serão responsáveis por suprir 72% da demanda mundial por aço.


No ranking dos maiores produtores de aço do mundo os emergentes já despontam na liderança, tendo a China como o número um. Em 2010, o país produziu 626,7 milhões de toneladas. O Brasil, na nona posição, teve uma produção de 32,9 milhões de toneladas. A Índia, atualmente em quarto lugar, deve chegar ao segundo em 2013, segundo a WSA. Veja nas fotos ao lado quais são os maiores produtores de aço do mundo.




China

São Paulo - A China lidera o ranking dos maiores produtores com larga vantagem sobre o segundo lugar, o Japão. Os chineses produziram, em 2010, 626,7 milhões de toneladas de aço. No ano passado o país já liderava a lista, com uma produção de 573 toneladas.


Japão

Mais um asiático no topo do ranking da produção de aço. O Japão ocupa a segunda colocação na lista, com uma produção de 109,6 milhões toneladas em 2010, segundo dados da Associação Mundial do Aço. Deste total, 63,8 milhões de toneladas foram usadas pelo país em produtos industrializados.


Estados Unidos

Em 2010 os Estados Unidos produziram 80,5 milhões de toneladas de aço em 2010. Neste mesmo ano, o país usou 80,1 milhão de toneladas em bens finais. O país ocupa a terceira posição no ranking dos maiores produtores de aço do mundo.

India

A Índia também está entre os maiores produtores de aço do mundo, ficando no quarto lugar do ranking da Associação Mundial do Aço. Em 2010 o país produziu 68,3 milhões de toneladas do material, e usou 60,6 milhões de toneladas na fabricação de outros produtos.


Russia

Na quinta posição do ranking da Associação Mundial do Aço está a Rússia, que, em 2010, produziu 66,9 milhões de toneladas do material. O país, naquele ano, usou 35,7 milhões de toneladas para fabricar outros produtos.


Coreia do Sul

Em 2010 a Coreia do Sul produziu 58,4 milhões de toneladas de aço. O país é o sexto no mundo em volume de produção do material. O volume de aço utilizado em outros produtos chega perto do da produção: 52,4 milhões de toneladas, segundo a Associação Mundial do Aço.


Alemanha

No sétimo lugar do ranking de países que mais produzem aço no mundo está a Alemanha. Em 2010 a produção do país chegou a 43,8 milhões de toneladas, de acordo com dados da Associação Mundial do Aço.


Ucrânia

A Ucrânia é o oitavo país do mundo que mais produz aço. Em 2010, foram 33,4 milhões de toneladas. O país utilizou 5,5 milhões de toneladas do material na fabricação de outros produtos.


Brasil

Com 32,9 milhões de toneladas de aço produzido em 2010, o Brasil ocupa a nona posição do ranking da associação mundial. Sede de grandes siderúrgicas e com presença maciça de multinacionais, o país usou 8,6 milhões de toneladas do material para fabricar outros itens.


Turquia

Fechando a lista dos 10 maiores produtores de aço está a Turquia. Em 2010, o país produziu 29,1 milhões de toneladas do material. E a produção está em franco crescimento. No primeiro semestre de 2011, o volume de aço produzido de um salto de 21,3%.

6 regras para montar um cartão de visitas

A sua imagem profissional pode ser prejudicada com um cartão desleixado
Camila Lam, de Exame

São Paulo – O cartão de visitas é a sua imagem profissional. Portanto, é esperado que você dedique o mínimo de atenção no ato de entregar o cartão ou de planejar a confecção de um novo.
Para a consultora de etiqueta empresarial Agni Melo, não é recomendável tentar atualizar seu cartão na hora de entregá-lo. Rabiscar informações e escrever novos dados podem demonstrar um pouco de desleixo, já que não foi reservado um tempo anterior para organizar a ferramenta que o representa.



“Acabou de mudar de telefone? Corra até a gráfica e faça outro cartão. Escrever no cartão é justificável quando o profissional se encontra em uma viagem e é necessário escrever o hotel que está hospedado”, explica. Mas o deslize não param por aí. Veja outros erros clássicos na hora de fazer um cartão de visitas.
Confira abaixo seis dicas sobre cartões de visitas:

1 Profissionalize
Vá a uma gráfica e procure um designer, se necessário. Evite ao máximo usar cartões impressos em casa. Caso você não tenha experiência em fazer cartões, o amadorismo pode ficar evidente.

2 Seja básico
Nome completo, cargo ou profissão, telefone, fax, e-mail e site. Caso sua empresa tenha um logotipo que representa a marca, não se esqueça de inclui-lo.
Não há necessidade de preencher todo o espaço do papel com outras informações. O objetivo do cartão de visitas é facilitar a vida de quem quer encontra-lo.

3 Frente e verso
O cartão duplo pode ser prático para profissionais que precisam incluir outros dados ou a logomarca de revendedores.

4 Apresentação
Para Agni, o cartão de visita clássico pede cores claras. Já a cor da tipografia deve ser escura, preta ou grafite, que facilita a leitura. Outra recomendação é o uso de no máximo três cores na composição do cartão.
Caso a criação e cores faça parte da rotina da sua profissão, caso seja um designer, por exemplo, a criatividade não deve ser medida. Lembre-se que a elaboração do design de um cartão deve combinar com seu tipo de negócio.
O tipo de papel também deve ser levado em conta, utilize um de gramatura mais resistente.

5 Revisão
Erros de português são inadmissíveis, então dedique um tempo para que nenhuma vírgula saia errada. Ou peça auxílio a outras pessoas.

6 Armazenamento
Um porta cartão é bem vindo tanto para guardar cartões de visitas novos quanto para arquivar os que você recebe ao longo de reuniões ou eventos de trabalho.