quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Pensamento


"Quem é estritamente lógico e rídigo em sua maneira de pensar e julgar está apto para dormir, conviver e se relacionar com máquinas, mas não com seres humanos." (Augusto Cury, em O código da Inteligência)


"Quem é estritamente lógico e rídigo em sua maneira de pensar e julgar está apto para dormir, conviver e se relacionar com máquinas, mas não com seres humanos." (Augusto Cury, em O código da Inteligência)











terça-feira, 29 de novembro de 2011

Projeto da maior mina de diamantes do mundo em MG não tem estudo de impacto ambiental



DELFINÓPOLIS (MG) — A área do Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais, que pode se tornar a maior mina de diamante do mundo, não tem ainda, divulgados à comunidade, estudos de impacto ambiental. Como O GLOBO noticiou na última quarta-feira, o parque deverá ter sua área reduzida de 200 mil para 120 mil hectares. O restante da área será usado em atividades econômicas e até mineração.

Apesar das propostas, não há qualquer garantia de benefício para o município de Delfinópolis, a pequena cidade turística cuja principal atração são as dezenas de cachoeiras e cursos d'água que brotam em suas terras. A cerca de dois quilômetros da futura área de exploração, há a nascente do Ribeirão do Claro, que abastece a cidade e dá origem a várias cachoeiras e quedas d'águas ao longo do percurso.

A extração de diamante para exportação é um grande negócio para a mineradora. Ao contrário do petróleo, ela não gera royalties expressivos. A taxa cobrada pela exploração é a Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), de apenas 0,2% sobre o faturamento líquido com a venda da pedra preciosa. São pagos ainda outros 12,7% de Imposto de Renda (IR) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido ( CSLL), percentual inferior ao Imposto de Renda cobrado dos assalariados de renda mais alta, cuja alíquota de contribuição do IR é de 27,5%.

Antes de calcular o valor da CFEM, as empresas podem deduzir custos como despesas de transporte. Não é raro que muitas abatam uso de pás-carregadeiras e caminhões fora de estrada, além do transporte entre suas unidades de pré-processamento.

Cerca de 80% do mercado mundial de diamantes pertencem à empresa De Beers, o que torna a exportação a opção mais lógica. Além disso, se fosse vendido no mercado interno, os impostos seriam mais altos. À CFEM e à alíquota de 12,7% de IR e CSLL, seria acrescido o ICMS — 18% quando a venda é feita no próprio estado e 12% quando a venda é intererestadual.



Diamante no Brasil é riqueza pouco taxada

Para se ter uma base de comparação, o ouro, que vale menos do que o diamante, paga 1% de compensação financeira (CFEM). Na Austrália, o diamante é taxado em 7,5% na mina. Na China, em 4% do valor de venda. Na Indonésia, em 6,5% do valor de venda. Não se tem notícia de que custos operacionais na exploração da mina possam ser deduzidos durante o processo.

Um estudo feito pela Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados em 2007 expôs a situação não apenas do diamante, mas de todo o setor de mineração, que paga no máximo uma taxa de compensação financeira de 3%, caso do minério de alumínio e do potássio, por exemplo. "O Brasil arrecada valores irrisórios de compensação financeira pela exploração de recursos minerais. Atualmente, o valor arrecadado no setor mineral é inferior à trigésima parte do que decorre da exploração do petróleo", diz o estudo.

A riqueza dos minérios está no solo e pertence à União. Para extraí-la, é inevitável algum tipo de estrago. No caso da Canastra 8, em Delfinópolis, não foi feito ainda o estudo sobre o tamanho da cava a ser aberta, mas pesquisas indicam que a área onde está presente o kimberlito, rocha que contém os diamantes, é equivalente a 28 campos de futebol. Na área da Canastra 1, onde já foram feitos estudos, sabe-se que o formato da cava é o de cenoura. Ou seja, a retirada do diamante não abre uma cicatriz gigantesca na terra.

— A exportação de minérios é tratada como a de qualquer outro produto e não paga nenhum tipo de imposto de exportação. O valor que a mineradora paga é muito pouco. O Brasil precisa ser inteligente e fazer uma regulamentação — diz Hecliton Santini, presidente do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos.

Discussão para elevar tributação para 0,5%

Segundo Santini, no caso do diamante, há uma discussão em curso para aumentar a CFEM de 0,2% para 0,5%. Para o ouro, a taxa poderia subir até 3% e, no caso de outros minérios, chegaria a até 5%.

O prefeito de Delfinópolis, José Martins, trabalha com outro percentual. Segundo ele, o município ficará com 65% de uma alíquota de 3% da receita bruta com a exploração de diamante. A avaliação dele é que, se existe minério, o melhor é explorar e aumentar a receita da prefeitura.

— A partir do momento em que existe minério, que existe petróleo, que existe receita para o município é melhor para a população. Hoje ficamos submissos ao estado e ao governo federal, ficamos de pires na mão pedindo migalhas para o município, que tem obrigação de cuidar da saúde, da educação, de estrada, assistência social e até de segurança pública — afirmou.

Martins afirma que não viu estudo do impacto ambiental a ser causado pela exploração do diamante no município. Informalmente, acrescenta, os envolvidos na aprovação do projeto de redução do parque, com exclusão de duas áreas para mineração de diamante, dizem que não será necessário abrir uma grande cava, apenas um pequeno buraco na superfície. Segundo ele, a exploração poderia ser feita por baixo, abrindo um buraco subterrâneo que, depois de encerrada a mineração, seria ocupado naturalmente por água.

André Picardi, responsável pela mobilização do apoio dos prefeitos da região e de moradores à redução da área do parque, afirma que não é possível saber ainda como será.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

5 pontos para considerar antes de retornar ao antigo emprego


27/11/2011 - 20:47:42
Camila Lam, de Exame




Remuneração, oportunidade de crescimento e relacionamento com o chefe são alguns aspectos citados por especialistas


São Paulo – Você saiu da empresa e se arrependeu. Ou recebeu um convite inesperado da empresa que trabalhava para voltar. Em ambos casos, o primeiro questionamento que deve ser feito por você, segundo especialistas, é: por que resolvi sair da empresa?

“Às vezes ele não se dava bem com a gestão ou com a cultura organizacional e voltar para aquela empresa significa conviver com tudo aquilo de novo”, explica David Braga, gerente da Dasein Executive Search.



Sônia Helena Garcia, diretora executiva da Ricardo Xavier Recursos Humanos, alerta que para evitar que a decisão de voltar para a empresa seja tomada por comodismo, uma pesquisa no mercado deve ser feita.

“É preciso avaliar o que o mercado está buscando porque senão é muito fácil voltar para a zona de conforto e se cristalizar dentro da empresa”, diz.

Confira cinco questionamentos que você deve fazer antes de aceitar voltar para o antigo emprego:

1 Por que você quer voltar?
“É preciso resgatar razão que motivou a saída e porque ele escolheu ir para outro lugar. Analisar o que vale a pena ou não”, explica Márcia Almström, diretora de recursos humanos da Manpower Brasil.
“O profissional precisa saber o que ele quer hoje e onde ele pretende chegar daqui a cinco anos”, afirma Braga.

2 A empresa mudou?
Aquele gestor com quem você não se dava bem saiu?Se você sentia falta de autonomia, converse com os ex-colegas de trabalho e descubra se os aspectos que o desagradavam mudaram ou não.

3 O que te atrai na empresa?
São as pessoas ou são as oportunidades? Ou o salário? “É preciso avaliar as novas possibilidades de desenvolvimento na empresa: nível de hierarquia maior, novas responsabilidades, novos desafios ou um trabalho fora do país”, explica Sônia.

4 Qual o cargo que você irá ocupar?
Avalie se o cargo é adequado para o seu perfil e quais são as perspectivas de crescimento na empresa.

5 Qual o valor da remuneração?
Especialistas afirmam que o valor deve ser maior que o salário anterior.



Seminário de Serviços Profissionais e Capacitação de Lideres foi realizado em Taubaté neste sábado dia 26/11 com muito sucesso



Em um clima de entrosamento entre os palestrantes e o público presente, o Seminário de Serviços Profissionais e Capacitação de Líderes foi realizado na Casa da Amizade de Taubaté com a participação de 89 pessoas que puderam ouvir assuntos importantes sobre os dois temas que foram abordados pelo Gov. Augusto Antunes, Ca. Eliane Biazio, Co. Amauri Barbosa, Co. Marcos Antonio e do Instrutor Distrital Rubens Stehling. Após os temas apresentados uma mesa foi composta com os 09 governadores presentes e os participantes puderam fazer perguntas diversas e as respostas sendo revezadas entre esta banca formada em um formato Pinga Fogo.


O Governador José Maria Cruz pode assim encerrar este ciclo de seminários do primeiro semestre de sua governadoria com muito sucesso pois todos os seminários anteriores tiveram públicos recordes conforme atestado pelos presentes.

Nossos agradecimentos à Casa da Amizade de Taubaté liderada pela Ca. Ana Maria Peixoto que ficou a frente da organização do delicioso café e de todo a estrutura física do evento. Nosso reconhecimento a Ca. Denise Xavier (RC Taubaté Urupês) e Ca. Kassima Campanha (RC Campos do Jordão) que secretariaram o evento e da competente Diretora de Protocolo Ca. Angélica Carvalho (RC Taubaté Oeste).

Estamos disponibilizando as palestras do seminário nos links abaixo bem como as fotos deste brilhante encontro do Distrito 4600. Basta clicar nos links das palestras e fazer download para seu computador.

Fotos do Seminário

https://picasaweb.google.com/113400720045145799831

/SEMINARIODESERVICOSPROFISSIONAISECAPACITACAODELIDERESDISTRITO4600?authkey=Gv1sRgCP-0w6WWluSoWw

Abertura Seminário Gov. Augusto Antunes

http://dl.dropbox.com/u/50594545/ANTUNES_INTRODU%C3%87%C3%83O%20ACABADA.pptx

Palestra Ca. Eliane Biazio:

http://dl.dropbox.com/u/50594545/ELIANE_CONDUTA%20PROFISSIONAL%20%C3%89TICA.pptx

Palestra Co. Amaury Barbosa : http://dl.dropbox.com/u/50594545/AMAURY_AUMENTO%20DO%20QUADRO%20ASSOCIATIVO.pptx

Palestra Gov. Augusto Antunes :http://dl.dropbox.com/u/50594545/ANTUNES_ALAVANCA%20PARA%20UM%20CLUBE%20MAIS%20EFICAZ.pptx

Palestra Co. Marco Amaral :

http://dl.dropbox.com/u/50594545/MARCO_LIDER%20AL%C3%89M%20DO%20CLUBE.ppt

Palestra Co. Rubens Stehling :

http://dl.dropbox.com/u/50594545/RUBENS_O_QUE-O-ROTARY_ESPERA_DE_N%C3%93S.pdf

Convite da SBQEG > ASQ - Encontro Anual de Profissionais da Qualidade do Brasil


Encontro Anual de Profissionais da Qualidade do Brasil

Uma oportunidade para desenvolver networking e conhecimento

Venha participar deste evento patrocinado pela ASQ e aproveite uma oportunidade inédita de ampliar seu networking e seus conhecimentos na área de gestão corporativa. Conheça como a EMBRAER e a EATON vêm aplicando as diferentes tecnologias da qualidade em sua gestão.

Atualize-se sobre as tendências de evolução do Modelo de Excelência em Gestão® da FNQ e seu impacto na competitividade e sustentabilidade das Organizações.

Painéis:

1. Excelência em Gestão e Sustentabilidade

2. Lean e Six Sigma na Prática

24 de novembro de 2011, 14 – 18h

Hotel Intercity Nações Unidas

Rua Fernandes Moreira, 1371 – Chácara Santo Antônio – São Paulo

Inscrições gratuitas, sujeitas a confirmação. VAGAS LIMITADAS.

Manifeste agora seu interesse através de asqlmcspbrazil@gmail.com para garantir sua vaga!

Como inscrição no evento, estaremos recolhendo um brinquedo a ser doado às crianças carentes.

Diretoria ASQ LMC São Paulo

8 empresas recrutam estagiários e trainees


27/11/2011 - 20:37:14
Talita Abrantes, de Exame


Algumas inscrições terminam já no próximo dia 30; na Coca-Cola, cadastro segue até 31 de dezembro

São Paulo - Processos de seleção de trainees e estagiários entram na reta da final. Confira quais empresas ainda mantém as inscrições abertas:


Stefanini IT - trainee

Para participar do processo de seleção, é preciso ter fluência em inglês e/ou espanhol. Os selecionados terão quatro meses de treinamento no Brasil. Os nove meses seguintes serão dedicados para a atuação em alguma operação da companhia no exterior.

Inscrições: até 30 de novembro pelo e-mail traineeglobal@stefanini.com
Salário: não divulgado

_______________________________________________________________________________

JSL – trainee

Ao todo, são 40 oportunidades para recém-formados de qualquer curso superior. A exigência é que o candidato tenha formado entre dezembro de 2007 e dezembro de 2011.
Os interessados devem ter inglês fluente, domínio de informática e disponibilidade para viagens e morar em outro estado. O programa tem duração de um ano.

Inscrições: até 30 de novembro no site da JSL
Salário: não divulgado



_______________________________________________________________________________

SulAmérica – estágio


O Programa de Estágio da SulAmérica Seguros, Previdência e Investimentos oferece 20 oportunidades, sendo que 11 são na cidade do Rio de Janeiro e nove em São Paulo. Podem se inscrever estudantes dos cursos de Administração, Estatística, Economia, Direito, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Marketing, Pedagogia, Psicologia, Informática, Matemática e Engenharias.

A previsão de conclusão do curso deve ser no final de 2013 ou 2014.
Inscrições: até 30 de novembro no site da SulAmérica
Salário: não divulgado

______________________________________________________________________________

Senior – estágio

O Programa Jovem Talento Senior, empresa de software para gestão empresarial, tem 40 oportunidades. As oportunidades são para estudantes de curso técnico ou graduação na área de tecnologia da informação. A sede da empresa fica na cidade de Blumenau, Santa Catarina.
Inscrições: cadastro de currículo até 1º de dezembro no site da Senior
Salário: não divulgado

________________________________________________________________________________

Brazil Pharma - trainee

São 7 oportunidades. Para participar, é preciso ter concluído a graduação entre 2009 e final de 2011 nos cursos de administração, economia, engenharia, ciências contábeis e marketing.

Inscrições: até 3 de dezembro pelo site da Brain Inteligência em Talentos


____________________________________________________________________________

Gol – estágio

São 25 oportunidades para trabalhar na sede administrativa da companhia aérea em São Paulo (SP) ou em Belo Horizonte (MG). Interessados de qualquer curso de formação de nível superior podem se inscrever. A preferência é que o estudante esteja no terceiro ou quarto ano do curso.

A média de contratação de estagiários é de 50 por ano; os aprovados começam a trabalhar em março de 2012.
Inscrições: até 12 de dezembro no site da Gol ou da Dreves & Associados

Salário: não divulgado


_____________________________________________________________________________

Coca-Cola FEMSA – estágio

Ao todo, são 30 oportunidades para estudantes do penúltimo ou último ano da graduação dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Engenharia, Marketing, Publicidade & Propaganda e Psicologia.

O estágio começa em fevereiro de 2012.
Inscrições: até 31 de dezembro de 2011 pelo site da Coca-Cola FEMSA

Salário: não divulgado

____________________________________________________________________________

BG Brasil - trainee

O programa tem duração de dois anos. Por pelo menos seis meses, os trainees devem trabalhar em uma unidade da BG no exterior. São 24 opções de países.
Ao todo, são 13 oportunidades para as áreas de engenharia de petróleo e reservatório, engenharia de poços, geologia, operações, comercial e geofísica. Os candidatos devem se formar até julho de 2012 e ter inglês fluente.

Inscrições: até 31 de maio pelo site da BG
Salário: a empresa não divulga