sábado, 1 de janeiro de 2011

Filtro Solar (Sunscreen)- Pedro Bial

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Planejamento de gastos permite começar o ano no azul

O Natal já passou e quem pensa que, com ele, também acabou a onda de consumismo e gastos está enganado. Mesmo depois do fim da tradicional temporada anual de compras, muitas pessoas lotam lojas e shoppings em busca de promoções, liquidações e de olho nos preparativos para a festa de Réveillon.
Somem-se a esse quadro as viagens e as despesas com o período de férias, além das tradicionais contas de início de ano, como IPVA, IPTU, matrícula e material escolar. De acordo com especialistas, é neste cenário que as estatísticas de superendividamento e inadimplência ganham força.
Apesar de a época ser propícia para um consumismo maior, alguns cuidados devem ser tomados para evitar situações delicadas e surpresas com a chegada da fatura do cartão, acúmulo de contas etc.
Confira as dicas:
1. Prepare previamente uma lista com os produtos que precisam ser adquiridos, separando-os por gênero (alimentos, itens para as férias, vestuário etc.).
2. Confira a lista e verifique o que pode ser descartado ou substituído por um item mais econômico.
3. Apesar da correria entre Natal e Ano Novo, vale a pena comparar preços, seja para a ceia de Réveillon, sejam artigos para viagens.
4. Cuidado com as facilidades de pagamento, prazos muito longos e pagamentos para depois das festas. Se não for possível comprar à vista, opte por prazos menores e entrada no ato da compra.
5. Evite utilizar limites bancários (cheque especial) e controle os gastos no cartão de crédito.
Com planejamento e alguns cuidados, é possível aproveitar o período de festas e utilizar as férias para relaxar um pouco. Mas, lembre-se: manter reservas financeiras e preparar uma poupança para imprevistos são rotinas que, além de tudo, devem fazer parte da cadeia de consumo. Afinal, consumo consciente é a garantia de um ano de inúmeras oportunidades.
Referência: InfoMoney