quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Primários e retrógados

CASO DO DIA

28 FEV 2013

Primários e retrógados



A toda hora leio que o papa Bento XVI era um conservador xiita, quase um abominável homem das vestes brancas. A esquerda sustenta que ele travou a Igreja, essas coisas. Ainda ontem nós do Jornal Gente da Rádio Band conversamos com uma jornalista brasileira da Rádio França Internacional, a quem fiz uma pergunta: a França não teve uma bronca com o Papa porque ele era alemão? Sim, disse ela, no início teve disso. Então quero repetir que parte dessa invocação com Aquele Que Deixa o Cargo é pela sua nacionalidade. Todos detestam quem dá certo, pelo menos os primários.

Mas me digam uma coisa, vocês que são sensatos. Pode ser considerado retrógado um Papa que fez a maior aproximação jamais imaginada entre católicos, judeus e muçulmanos? Foi o primeiro Papa a entrar em uma mesquita para visita oficial. Sempre citou os três patriarcas do Judaísmo, do Cristianismo e do Islamismo, Abraão, Isaac e Jacó, as três maiores religiões monoteístas. Colocou seu pedido em visita ao Muro das Lamentações, em Jerusalém, conforme a tradição judaica. Paradoxalmente, embora pedisse e o então presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, hoje novamente presidente, o tivesse convidado, a Igreja Ortodoxa Russa, cristã, vetou a viagem.

Ou então mudaram o sentido da expressão “retrógado” e não me avisaram.



Fernando Albrecht – Jornalista
www.fernandoalbrecht.com.br

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

CASO DO DIA: Doidice Aérea


CASO DO DIA

27 FEV 2013

Doidice aérea

Os números são espantosos: 801 incidentes aéreos ocorridos entre janeiro de 2010 e novembro de 2012 no Brasil, três a cada quatro dias. Significa 52% a mais que os verificados nos Estados Unidos, que conta com uma frota de aviões 10 vezes maior e 28 mil voos comerciais por dia. Pilotos, especialistas e servidores da ANAC levaram estes números ao deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), que pretende a criação de uma comissão específica na Câmara dos Deputados.

Já que a turma lá de cima não se mexe, a de baixo se movimenta. O grupo informou o deputado da existência de mais de três mil registros de incidentes que permanecem sem providências. Relatórios são ignorados e nada foi feito para sanar eventuais falhas no sistema. Para piorar, após a criação da ANAC não ficou claro na lei qual é o verdadeiro órgão responsável pela prevenção de acidentes. O que é algo inacreditável.

Fernando Albrecht – Jornalista