sexta-feira, 23 de março de 2012

Case de Sucesso: Esmaltec poupa 20% no consumo de água, 40% em energia e 40% no custo final

Produzida pela empresa Henkel, o produto Bonderite tornou o processo produtivo da fabricante Esmaltec mais ecoeficiente. Com a adoção da solução, a Esmaltec registrou redução de 20% no consumo de água e de 40% no uso de energia. A empresa aumentou ainda a operacionalidade da sua linha produtiva, reduzindo de 11 para 8 etapas. “O Bonderite proporcionou a introdução de processos ecologicamente corretos e adequação aos sistemas de gestão ambiental com diminuição de 40% no custo do produto final”, complementa Annette de Castro, superintendente da Esmaltec.


A tecnologia do Bonderite é uma nanocerâmica usada no pré-tratamento de chapas metálicas de aço, alumínio e zinco e no processo de pintura a pó, empregados na produção de eletrodomésticos. A aplicação do Bonderite deixa a superfície do produto uniforme e pronta para a adesão da tinta. Além disso, o produto é livre de fosfato e não gera metais pesados, exigindo menor manuseio químico.

Nos antigos processos da Esmaltec, era necessário operar com temperaturas entre 50ºC e 65ºC. Já o Bonderite permite a execução do mesmo trabalho em temperatura ambiente, economizando energia. Já a não formação de resíduos sólidos simplifica a manutenção do processo, diminuindo o consumo de água. “O Bonderite é um diferencial para nossa empresa. Eliminou definitivamente os passivos ambientais do processo de fabricação e aumentou a produtividade da linha de pintura a pó”, destaca Castro.

Entre planejamento, testes e operacionalização, o processo levou oito meses para ser concluído. Hoje, o Bonderite é utilizado em fogões, refrigeradores, freezers e bebedouros da Esmaltec.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Você está demitido! Dicas para recomeçar

Portal Qualidade Brasil 

Publicado em: 15/03/2012 Hora: 00h06min

--------------------------------------------------------------------------------

Quem nunca pensou sobre isso? Ou passou situação semelhante? Ou talvez esteja passando por este momento não muito agradável não é?

Estes dias em grupo de amigos estavamos falando sobre a rotatividade de muitos profissionais no mercado de trabalho, mesmo existindo carência de mão de obra, ao mesmo tempo temos a situação de profissionais desatualizados, por permanecerem muito tempo na mesma empresa, acabam deixando este fator a qualificação de lado.

Contudo você já parou para pensar e analisar suas ações, ao invés de ficar mal humorado e até mesmo triste? Esta situação acaba mexendo não somente no ego da pessoa como também no emocional, mas vamos lá, levante a cabeça e mãos à obra.



Economizar

A nossa vida funciona exatamente como o fluxo financeiro de uma empresa, ou seja, precisa de entrada para gerar saída, então economizar é fundamental, organize uma planilha de custos diários, onde claro, suas dividas deverão estar incluídas.

Não esqueça que o seu dia a dia tem um custo fixo de X valor, portanto tente mudar hábitos para garantir sua segurança financeira e estabilidade por maior tempo.



Saia da rotina, relaxe

Isso mesmo, após sua demissão, esqueça relógio e até mesmo desconecte-se do mundo virtual, faça um passeio por lugares que você não vai há muito tempo, e aproveite este momento para relaxar, sem desespero, pois isso atrapalha qualquer ação futura.


Network
Neste segundo dia, levante e tome um belo café da manha, pois mente saudável é sua ferramenta fundamental nesta nova etapa, relacione o seu network, isso mesmo, pessoas ao qual fazem parte do seu circulo de amizades e profissional.


Planejar sua ação de marketing profissional

Neste caso, pense em você como um ótimo produto no mercado, você gostaria de estar em destaque? Então vamos analisar os seguintes critérios.

•Qual foi o último curso que você fez na sua área?

•Como a sua área profissional está hoje, competitiva em que? Houve mudanças?

•Compare seu currículo conforme as necessidades do mercado.

•Pesquisar empresas é o correto, identifique como poderia estar sendo útil na mesma, e com isso analisar a vida desta empresa, pois é fundamental.

•Pesquisar sobre faixa salarial do mercado, pois dificilmente hoje conseguirá o mesmo salário que da empresa que você estava durante os últimos 10 anos.

•Pesquisar cursos na sua área aproveitando este tempo para melhorar seu potencial.

•Criar uma relação de e-mails para onde seu currículo deverá ser enviado, ma atente-se que muitas empresas não usam mais desta ferramenta para contratação, neste caso, entregue em mãos.

•Analisar bem o currículo desenvolvido, pois muitas vezes esta ferramenta de divulgação profissional acaba sendo descartada por falta de informação ou até mesmo por excesso da mesma, pesquisa ou busque uma consultoria profissional para elaboração do mesmo, pois evita a perda de tempo e o insucesso na busca.

Hora de agir

Neste momento você está com currículo pronto e sua lista de empresas e e-mails em mãos, ao enviar por e-mail seja cauteloso no texto de apresentação e claro, seja muito atento ao excesso de texto no corpo de e-mail, seja objetivo como no exemplo abaixo.

Prezado (a) Fulano de tal,

Estou enviando meu currículo para vossa empresa em busca de uma recolocação em minha área conforme identificado no mesmo, coloco-me a disposição para oportuna entrevista conforme disponibilidade.

Simples não é, então neste caso nunca use imagens para enviar currículo, atualmente o mais utilizado é o formato pdf, facilita a execução do arquivo como também protege os dados enviados.

Ao entregar em mãos o currículo, cuidado para não danificar ou sujar as folhas do mesmo, e tome cuidado com a quantidade de folhas claro, seja objetivo na elaboração do seu currículo, mantenha o mesmo sempre em envelope, garantido a Qualidade do conteúdo.


Fui chamado para entrevista e agora?


Disponibilidade é fundamental, portanto caso esteja estudando, verifique sua maior necessidade, e tente ser flexível ao mercado atual, pois em épocas em que a produtividade está como tema atuante, ter disponibilidade é importantíssimo.

Sua aparência é algo essencial para este processo, portanto alinhar-se de forma adequada à situação como esta acaba ajudando e muito.

A entrevista ao qual foi chamado tem um único objetivo, contratar um profissional conforme especificações da empresa ou do cargo, avaliar sua qualificação como também seus objetivos é necessária, talvez esta primeira entrevista não seja o seu emprego sonhado.

Quando na questão de salário, se você for o profissional qualificado para tal função, já facilita, mas na maioria das vagas já é definido o salário oferecido, é pouco? Então avalie novamente seus objetivos.


Pronto! Estou empregado

Acalme-se, você deverá manter seu foco na Qualificação contínua em também se atualizar conforme esta nova empresa, seja profissional sem esquecer de seus objetivos e futuro.

Pense nisso e boa sorte!



segunda-feira, 19 de março de 2012

Fantástico mostra como é o desvio de dinheiro em um hospital público

Umas das empresas desmascaradas pelo FANTÁSTICO é a LOCANTY que faz agora a coleta de lixo em Volta Redonda. Coleta essa que deixa muito por fazer, é irregular e ainda não cumpre as obrigações trabalhistas.

_____________________________________________________________

18/03/2012 22h53 - Atualizado em 18/03/2012 22h57

Fantástico mostra como é o desvio de dinheiro em um hospital público

Esquema de propina em hospitais foi denunciado pelo 'Fantástico'.

Reportagem simulou licitações com quatro fornecedoras do governo federal.

Do G1, em São Paulo

“O mercado pratica 10%. É o normal, é o praxe. Aí tem uma negociação melhorzinha e faz pra 15%". A frase acima mostra como funciona o esquema de propina que acontece na saúde pública brasileira entre empresários e funcionários públicos. O repórter André Luiz Azevedo, do Fantástico, trabalhou disfarçado por dois meses como responsável pelo setor de compras do hospital de pediatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele mostra como é feito o oferecimento de suborno para fraudar licitações de saúde pública.

Leia o site especial do 'Fantástico'

Três dessas empresas são investigadas pelo Ministério Público por diferentes irregularidades. E, mesmo assim, receberam juntas R$ 500 milhões só em contratos feitos com verbas públicas.

Uma licitação correta termina com a abertura dos envelopes das propostas para afinal se saber quem é o vencedor. Em uma licitação fraudada, os envelopes acabam assim, lacrados, porque já se sabe quem vai levar. A propina chega a atingir milhares de reais.

A Toesa Service, uma locadora de veículos, foi convidada para a licitação de aluguel de quatro ambulâncias. “Cinco. Cinco por cento. Quanto você quer?”, pergunta de imediato o gerente Cassiano Lima. Falando em um código em que a palavra "camisas" se refere à porcentagem desviada, ele aumenta a propina. “Dez camisa [sic], então? Dez camisa?".

David Gomes, presidente do conselho da Toesa, garante que o golpe é seguro e, o pagamento, é realizado em dinheiro ou até mesmo em caixa de uísque e vinho. A Toesa ganharia R$ 1,680 milhão pelo contrato.

"Eu vou colocar o meu custo, você vai falar assim: ‘Bota tantos por cento’. A margem, hoje em dia, fica entre 15 e 20", explicam Carlos Alberto Silva e Carlos Sarres, diretor e gerente da Locanty Soluções e Qualidade, convidada para a licitação de coleta de lixo hospitalar. "Nós temos hoje, aproximadamente, 3 mil clientes nessa área de coleta", afirmam.

A lei brasileira prevê concorrência mesmo em licitações feitas em regime emergencial, mas isso não inibe o desvio de dinheiro público. As fornecedoras agem em conjunto e aquelas que fazem parte do esquema entram com orçamentos mais altos que o da primeira empresa nas licitações. Entram para perder. "Eu faço isso direto. Tem concorrência que eu nem sei que estou participando!", comenta Renata Cavas, gerente da Rufolo Serviços Técnicos e Construções, empresa chamada para a licitação de contratação de mão de obra para jardinagem, limpeza, vigilância e outros serviços que ganharia R$ 5.200.000 se a licitação tivesse existido.

O dinheiro do suborno é espalhado por vários itens da proposta vencedora. Assim, a fraude fica escondida da fiscalização. Jorge Figueiredo , representante comercial da Bella Vista Refeições Industriais, explica como funciona. "Tem gente que não conhece alimentação e diz assim: 'Figueiredo, eu quero 30%.' Isso não existe em alimentação. Em alimentação, nós temos que considerar a quantidade diária, colocar mais um valor ali em cima, que no montante do mês a coisa vai crescer. Então o que eu vou fazer? Eu vou te apresentar os preços e você vai dizer: 'Figueiredo, tu vai botar mais xis aí em cima.' Deu para entender? Está claro?", continua.

O dono da Rufolo diz à reportagem, que está acostumado a fraudar licitações, e a gerente Renata comenta que o fraude nas licitações é "ética de mercado". "No mercado, a gente vive nisso. Eu falo contigo que eu trago as pessoas corretas. Eu não quero vigarista, não quero nunca".