sexta-feira, 23 de março de 2012

Case de Sucesso: Esmaltec poupa 20% no consumo de água, 40% em energia e 40% no custo final

Produzida pela empresa Henkel, o produto Bonderite tornou o processo produtivo da fabricante Esmaltec mais ecoeficiente. Com a adoção da solução, a Esmaltec registrou redução de 20% no consumo de água e de 40% no uso de energia. A empresa aumentou ainda a operacionalidade da sua linha produtiva, reduzindo de 11 para 8 etapas. “O Bonderite proporcionou a introdução de processos ecologicamente corretos e adequação aos sistemas de gestão ambiental com diminuição de 40% no custo do produto final”, complementa Annette de Castro, superintendente da Esmaltec.


A tecnologia do Bonderite é uma nanocerâmica usada no pré-tratamento de chapas metálicas de aço, alumínio e zinco e no processo de pintura a pó, empregados na produção de eletrodomésticos. A aplicação do Bonderite deixa a superfície do produto uniforme e pronta para a adesão da tinta. Além disso, o produto é livre de fosfato e não gera metais pesados, exigindo menor manuseio químico.

Nos antigos processos da Esmaltec, era necessário operar com temperaturas entre 50ºC e 65ºC. Já o Bonderite permite a execução do mesmo trabalho em temperatura ambiente, economizando energia. Já a não formação de resíduos sólidos simplifica a manutenção do processo, diminuindo o consumo de água. “O Bonderite é um diferencial para nossa empresa. Eliminou definitivamente os passivos ambientais do processo de fabricação e aumentou a produtividade da linha de pintura a pó”, destaca Castro.

Entre planejamento, testes e operacionalização, o processo levou oito meses para ser concluído. Hoje, o Bonderite é utilizado em fogões, refrigeradores, freezers e bebedouros da Esmaltec.

Nenhum comentário: