quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Dia Mundial da Qualidade

O Dia Mundial da Qualidade foi criado pela Organização das Nações Unidas em 1990 para aumentar a consciência mundial da importante contribuição que a qualidade faz no sentido de uma nação eo crescimento da organização e da prosperidade.

O objetivo

O propósito do Dia Mundial da Qualidade é promover a conscientização da qualidade de todo o mundo e encorajar indivíduos e organizações de crescimento e prosperidade.
Numa economia global onde o sucesso depende da qualidade, inovação e sustentabilidade, World Quality Day é a sua chance de reforçar essas como bases de sua organização e foco na importância da qualidade.


Por que qualidade?

O termo qualidade está em toda parte, em todos os aspectos da vida. Para as organizações, no entanto, a implantação de abordagens de qualidade é um requisito prévio para a criação de um negócio sustentável.


Abordagens da qualidade pode beneficiar a sua organização de várias maneiras:

- melhorar a satisfação do cliente

- reduzir custos e melhorar a rentabilidade

- melhoria e apoio à inovação

- ajudar a identificar e gerenciar riscos

- garantir cuidados e responsabilidade corporativa

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Para Pensar

Não importa quem somos, onde estamos e o que fazemos, todos nós dependemos da água. Necessitamos da água todos os dias, de muitas maneiras, para nos mantermos saudáveis, A água nutre as plantas, serve de habitat aos peixes e aos organismos aquáticos e torna possível a agricultura. Os mares, rios e lagos permitem o transporte e as atividades de lazer.
Entretanto, apesar da importância dos recursos hídricos em nossas vidas e para nosso bem estar, eles são cada vez mais desrespeitados por nós. Nós abusamos deles. Nós os desperdiçamos. Nós os poluímos, esquecendo como são essenciais para nossa própria sobrevivência.
Toda água do planeta se mantém em constante movimento, passando do estado gasoso - proveniente da evaporação de todas as superfícies úmidas - mares, rios e lagos, pelo estado líquido - nos oceanos (água salgada), rios e lagos (água doce) e no subsolo, constituindo os chamados lençóis freáticos e pelo estado sólido - nas regiões frias do planeta, nos pólos.
É o chamado ciclo hidrológico que sustenta a vida na Terra
“Pensar globalmente, agir localmente é um trabalho de formiguinha, de convencimento, de articulação, onde cada iniciativa pontual depende de muito empenho e afinco das pessoas e entidades envolvidas. Serão necessários, contudo, muitos anos e mesmo décadas até que a multiplicação de iniciativas isoladas e interligadas produza a massa crítica suficiente para promover a transformação social global.”

Bruno Saturnino Braga, ex-subsecretário de Estado de desenvolvimento econômico e Turismo do RJ

SP tem quase 3 mil terrenos contaminados

18/10/2010 08h19 - Atualizado em 18/10/2010 08h19

Número refere-se apenas a áreas monitoradas.
Em Rosana, duas crianças foram contaminadas por mercúrio.
Do G1 SP, com informações do Bom Dia Brasil

imprimir
O estado de São Paulo tem quase 3 mil terrenos contaminados com produtos químicos. O número refere-se apenas a terrenos que são monitorados pelos municípios e autoridades ambientais. Há ainda aqueles em que o lixo é jogado sem qualquer tipo de fiscalização.

Entre as vítimas desses terrenos contaminados estão duas crianças de Rosana, no interior do estado. Elas encontraram embalagens tóxicas em um terreno e acharam graça nas bolinhas de metal. Levaramo produto para casa e depois para a escola. Mais de 50 pessoas foram contaminadas com mercúrio.

“Duas crianças não comem direito, estão perdendo peso. Leva para o hospital, toma remédio para febre e volta", conta a dona de casa Solange Antunes de Andrade, mãe das crianças. “Espero que seja feita justiça. Até agora não falaram nada, não se sabe de onde vem, o que vai acontecer”, reclama o pai das crianças, Douglas Monteiro Padilha.

saiba mais

Prefeitura do interior de SP é multada por contaminação por mercúrio Na mesma época, em um segundo terreno da cidade, mais mercúrio foi encontrado em uma área que pertencia à prefeitura. O produto estava misturado a lixo hospitalar. “Tudo indica que seja de clínica odontológica devido ao material que constava na sacola de lixo, que eram restos de medicamentos, materiais usados em consultório de dentista”, aponta o secretário municipal de Saúde de Rosana, David Rodrigues.

Terrenos baldios, abandonados, repletos de lixo, não existem só no interior. Em um bairro nobre da Zona Sul de São Paulo, não é difícil entrar em uma área pública. É só passar por blocos de concreto. No local é jogado todo tipo de lixo: restos de construção, jardinagem e também lixo doméstico. O lixo fica bem embaixo de uma placa da prefeitura que diz “proibido jogar lixo e entulho. Multa para crime ambiental R$ 500”.

Bem mais grave é a situação flagrada em Vitória da Conquista, na Bahia. Sacolas carregadas com dezenas de seringas usadas, agulhas, e material de laboratório à margem de uma rodovia.