terça-feira, 9 de novembro de 2010

Para Pensar

Não importa quem somos, onde estamos e o que fazemos, todos nós dependemos da água. Necessitamos da água todos os dias, de muitas maneiras, para nos mantermos saudáveis, A água nutre as plantas, serve de habitat aos peixes e aos organismos aquáticos e torna possível a agricultura. Os mares, rios e lagos permitem o transporte e as atividades de lazer.
Entretanto, apesar da importância dos recursos hídricos em nossas vidas e para nosso bem estar, eles são cada vez mais desrespeitados por nós. Nós abusamos deles. Nós os desperdiçamos. Nós os poluímos, esquecendo como são essenciais para nossa própria sobrevivência.
Toda água do planeta se mantém em constante movimento, passando do estado gasoso - proveniente da evaporação de todas as superfícies úmidas - mares, rios e lagos, pelo estado líquido - nos oceanos (água salgada), rios e lagos (água doce) e no subsolo, constituindo os chamados lençóis freáticos e pelo estado sólido - nas regiões frias do planeta, nos pólos.
É o chamado ciclo hidrológico que sustenta a vida na Terra
“Pensar globalmente, agir localmente é um trabalho de formiguinha, de convencimento, de articulação, onde cada iniciativa pontual depende de muito empenho e afinco das pessoas e entidades envolvidas. Serão necessários, contudo, muitos anos e mesmo décadas até que a multiplicação de iniciativas isoladas e interligadas produza a massa crítica suficiente para promover a transformação social global.”

Bruno Saturnino Braga, ex-subsecretário de Estado de desenvolvimento econômico e Turismo do RJ

Nenhum comentário: