sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Passeio de trem proporciona conhecimento

Portal MS


Educação, cidadania e cultura serão levadas a jovens de escolas municipais de Três Lagoas, de 27 a 29 de outubro, através de um passeio de trem diferente:, um vagão totalmente adaptado, que oferece oficinas de reaproveitamento de material reciclável, aulas de informática e palestras educativas aos participantes. O “Vagão do Conhecimento” é um projeto do Instituto ALL (América Latina Logística) e contemplará aproximadamente 250 alunos neste período.

Entre as atividades oferecidas, estão Oficina do Lixo, que através da utilização de materiais recicláveis como pneus, retalhos de adesivos, garrafas pet, móveis velhos, entre outros, os alunos aprendem a confeccionar banquinhos, mesinhas, revisteiros, brinquedos educativos e móbiles decorativos.

Há também as oficinas de Arte e Pintura e Teatro de Fantoches, que oferecem aulas pintura, modelagem, confecção de bonecos e teatro, com abordagem nos temas Cidadania, Segurança e Violência Urbana e contando ainda com orientações sobre os cuidados que se deve ter na linha férrea.

O Vagão do Conhecimento oferece também um curso de Inclusão Digital, que se utiliza de jogos interativos, passando noções básicas de informática como, por exemplo, como ligar o computador, usar mouse e teclado, digitar textos e acessar alguns programas.

Além dos cursos e oficinas que são oferecidos, a ALL fornece todo o material didático, apostilas e lanches durante as atividades. E há a presença de três monitores, sendo um, educador.

Em 2008, o Vagão do Conhecimento recebeu mais de 20 mil crianças, nos seis estados por onde a ALL atua: São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Serviço – Os passeios no Vagão do Conhecimento, em Três Lagoas, serão realizados das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, no dia 27 nas escolas municipais: Presidente Médici e Eufrosina Pinto; no dia 28, na Escola Municipal Nelson Custodio e Ramez Tebet; e no dia 29, na Senador Filinto Muller e Flausina de Assunção Marinho, sempre nos períodos matutino e vespertino, respectivamente.

Nenhum comentário: