quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Consórcio da Queiroz Galvão vence licitação do Expresso Tiradentes

15/09/2010



Queiroz Galvão, OAS, Bombardier Brasil e Bombardier Transport serão as responsáveis pela fabricação, fornecimento e implantação do sistema de monotrilho para o prolongamento da Linha 2 - Verde do Metrô de São Paulo, o Expresso Tiradentes.

O consórcio, liderado pela Queiroz Galvão, venceu a licitação apresentando uma proposta no valor de R$ 2,46 bilhões. O Metrô publicou ontem (14) em seu site o resultado da concorrência.

O grupo estava concorrendo com o consórcio Monotrilho Tiradentes - com Hitachi, Odebrecht, Camargo Correa, Mitsubishi e Iesa Distribuidora Comercial.

O consórcio Expresso Monotrilho Leste foi um dos finalistas desta mesma licitação, cancelada em junho, após os concorrentes não apresentarem propostas de acordo com o exigido em edital.

Também participaram da concorrência os consórcios Metropolitano (Delta Construções, Trana Construção e Intamin) e Prolongamento Linha 2 Verde (Andrade Gutierrez, CR Almeida e Scomi).

O monotrilho terá 23,8 km de extensão e ligará a Vila Prudente a Cidade Tiradentes. O percurso poderá ser realizado em 50 minutos, beneficiando cerca de 500 mil usuários por dia útil. O projeto faz parte do Plano de Expansão do Governo do Estado de São Paulo.

Entenda o processo

A licitação do monotrilho do prolongamento da Linha2 foi aberta em dezembro do ano passado. Em janeiro, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo suspendeu a licitação; o processo foi retomado em fevereiro e as propostas apresentadas por quatro consórcios. Em março, os consórcios Expresso Monotrilho Leste e Prolongamento Linha 2 Verde foram habilitados para o certame e uma semana depois a licitação foi suspensa novamente. Em abril, o processo foi retomado com a avaliação das propostas comerciais, indeferidas no início de junho.

O Metrô solicitou que os consórcios apresentassem novas propostas em 18 de junho, mas as propostas não atenderam o solicitado e no dia 23 de junho a companhia decidiu cancelar a licitação.

Em 14 de julho a concorrência foi relançada e agora o vencedor anunciado.

Nenhum comentário: