quinta-feira, 17 de março de 2011

Alerta da Receita Federal para novo golpe

Imposto de Renda 2011

Todos os anos, principalmente durante o período que antecede a entrega de declarações do Imposto de Renda, surgem vários tipos de denúncias contra falsários que se fazem passar por servidores da Receita Federal para tentar extrair dados fiscais ou bancários dos cidadãos. Este ano muitos contribuintes denunciaram que receberam em suas casas, via correio, uma carta igual a esta:




Esta carta é falsa! Portanto, se você receber correspondências do gênero em sua residência, não atenda o chamado.
Em seu site a Receita Federal faz um alerta e adverte que não envia cartas solicitando ou intimando os contribuintes a regularizarem dados cadastrais. E orienta os contribuintes que precisarem fazer alterações, regularizações e/ou consultas cadastrais a utilizarem o site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br ), através do portal chamado e-CAC, o Centro Virtual de Atendimento da Receita.
Os serviços são utilizados neste portal apenas pelo contribuinte ou seus procuradores e para utilizá-lo é necessário gerar um código de acesso ou possuir um certificado digital.
Caso o contribuinte não consiga utilizar os serviços virtuais, ele deve procurar uma Central de Atendimento ao Contribuinte nas unidades da Receita Federal. Somente dessas duas maneiras são feitas as alterações ou regularizações cadastrais no banco de dados da Receita Federal do Brasil.

Nenhum comentário: