quarta-feira, 5 de outubro de 2011

BMW pode construir nova fábrica em São Paulo, diz jornal alemão

04/10/2011 - 22:31:52


Proximidade com fornecedores já instalados no estado justifica opção
Márcio Juliboni, de Exame


São Paulo – O Estado de São Paulo é o mais forte candidato a receber uma fábrica da BMW no Brasil. A informação é do jornal alemão Handelsblatt, que a atribuiu a um executivo da montadora que não quis se identificar.


Segundo a publicação, o conselho de administração da BMW tende a escolher São Paulo, devido ao fato de que fornecedores da empresa já estão instalados no estado. É o caso da Bosch, ZF Friedrichshafen e Continental. Essas empresas já fornecem peças e equipamentos para a Volkswagen e a Daimler do Brasil.

Emergentes



Se a notícia for confirmada, significará que os paulistas terão vencido uma disputa envolvendo seis estados brasileiros. Além deles, brigam pela nova fábrica da BMW, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia. O sexto estado seria do Centro-Oeste.



No início de agosto, o presidente mundial da BMW, Norbert Reithofer, afirmou que o Brasil tinha uma "forte probabilidade" de receber uma fábrica da empresa. A nova planta estaria alinhada à estratégia da montadora de investir nos BRIC, o bloco formado por Brasil, Rússia, China e Índia, países onde o mercado de automóveis de luxo está se desenvolvendo.



O jornal alemão Handelsblatt lembrou a recente elevação do IPI para carros importados, e o citou como exemplo da tentativa do governo brasileiro de forçar as montadoras a investir na construção de fábricas locais. A publicação citou ainda conterrânea Volkswagen, que tem planos de investir 3,4 bilhões de euros no Brasil até 2106.

Nenhum comentário: