sexta-feira, 27 de julho de 2012

O PALAVRÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO

Falar palavrão pode empacar sua carreira, diz pesquisa


Usar termos de baixo calão no ambiente de trabalho prejudica a imagem do profissional, mostra pesquisa. Mesmo assim, xingamentos são comuns.

Camila Pati, de EXAME


Xingamento no trabalho pode até ser encarado como falta de inteligência, segundo pesquisa

São Paulo- Uma promoção na carreira pode ir por água abaixo quando o assunto é palavrão. Pelo menos é o que aponta pesquisa recente do Career Builder.

Ao todo, 57% dos entrevistados pelo site de recrutamento americano afirmam que seus funcionários podem perder a chance de uma promoção quando usam xingamentos considerados inadequados para o ambiente de trabalho.

A grande maioria (80%) considera que palavrões colocam em xeque a reputação profissional do funcionário. Mas isso não é tudo.

Para 71% deles, falar palavrão no trabalho pode revelar falta de controle emocional e segundo 68%, pode indicar falta de maturidade. Para pouco mais da metade dos entrevistados, esse tipo de comportamento pode sinalizar até menos inteligência.

Mesmo assim, os palavrões são comuns. Metade dos profissionais ouvidos afirmaram já ter xingado durante o expediente de trabalho. Quase todos (95%) disseram ter perdido a compostura na frente de seus colegas de trabalho, enquanto 51% foram além e admitiram ter dito palavrões ao lado de seus chefes diretos.

Um quarto dos chefes ouvidos disse já ter ofendido seus funcionários. Os clientes, no entanto, geralmente são poupados da perda de controle, apenas 7% usaram palavrões na frente deles.
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Falar palavrão no trabalho (realmente) pega mal?

Especialistas explicam que nem sempre palavrões são inaceitáveis, mas em algumas ocasiões, podem render até processos

Amanda Previdelli, de EXAME





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São Paulo – Muito comum no dia a dia das pessoas, o palavrão às vezes sai do ambiente casual e entra no escritório. Especialistas concordam que o uso de uma linguagem mais vulgar depende muito da personalidade de quem fala e do contexto em que as pessoas estão inseridas.


Para Romaly de Carvalho, professora de etiqueta empresarial, a norma é clara: “Só pode xingar e falar palavrão em jogo do Brasil na Copa do Mundo”, brinca. “Somos todos humanos, tem gente que fala mais, que tem o hábito. Palavrão não é adequado, mas em um momento de descontração é compreensível e pode até ser engraçado”, completa.

Sérgio Sabino, da consultoria Michael Page, concorda, mas é mais crítico em relação ao uso de palavras impróprias no trabalho: “O seu comportamento tem de ser como representante no ambiente corporativo. Falar palavrão não é o fim do mundo, acontece, mas você tem de tentar se comportar como um exemplo.”.

Para ele, existem situações mais informais no trabalho, como cafés e almoços, nas quais você conhece os interlocutores e pode agir com menos formalidade. “Mas no escritório o respeito tem de ser regra.”

Romaly não discorda, e ressalta que há ocasiões em que ser agressivo pode render processos: “Você não usa palavrão na hora da bronca, por exemplo. De jeito nenhum”, afirma.

A professora ainda comenta que falar palavrão não é para qualquer um. Além de depender da personalidade de quem fala e do contexto, pessoas que não estão em cargos mais elevados na hierarquia devem tomar cuidado. “Só corre menos risco quem está em cargo alto. Quem não está lá ainda pode comprometer a carreira”, diz.

Além disso, ela diz que é preciso perceber a cultura da empresa: “Alguns escritórios mais formais admitem menos, profissões mais liberais ou que lidam com criatividade tendem a ser mais informais”.

É comum também que palavrões sejam utilizados em discursos motivacionais nas empresas. Mas Sabino acredita que não vale a pena recorrer a esse recurso. “Eu não posso correr o risco de ofender alguns para motivar outros. Sem contar que não há garantia que aqueles que não se ofenderam efetivamente se sentiram mais motivados pelo meu discurso grosseiro”, explica.

Se você for mulher, as pessoas tendem a ser ainda mais exigentes. “O mundo corporativo até está mais igualitário, mas quando a mulher fala palavrão, a surpresa é maior”, diz Sabino. Romaly concorda: “Falar palavrões pode denegrir a imagem da profissional”.

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