quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Júpiter salvou a Terra do "fim do mundo" dia 10 de setembro de 2012 (segunda feira passada)


Se observações de astrônomos estiverem corretas, Júpiter sofreu um impacto de um asteroide ou cometa na segunda-feira - e isso pode ter salvado a Terra de uma colisão devastadora.

O planeta gigante colidiu com um asteroide ou cometa - cientistas afirmam que ele serve como escudo para astros menores, como a Terra

por Redação Galileu


O impacto, registrado pelo astrônomo amador George Hall // Crédito: Reprodução

Se observações de astrônomos estiverem corretas, Júpiter sofreu um impacto de um asteroide ou cometa na segunda-feira - e isso pode ter salvado a Terra de uma colisão devastadora.

Observadores relataram uma explosão de dois segundos na superfície de Júpiter no cinturão equatorial norte do planeta. Segundo cálculos, o clarão teria aproximadamente 160 km de diâmetro.

Segundo Alan Boyle, astrônomo responsável pelo site CosmicLog, é um sinal claro de que houve uma colisão de um asteroide ou cometa, atraído pela força gravitacional de Júpiter. E ele diz mais: como o gigante gasoso tem uma enorme força gravitacional, isso pode salvar de forma recorrente planetas menores do sistema solar que seriam atingidos por asteroides ou cometas (e isso inclui a Terra). Afinal, é a terceira vez desde 2009 que astrônomos amadores identificam um impacto na superfície de Júpiter.

'Suspeitamos que Júpiter aja como um escudo cósmico, que atrai corpos celestes que poderiam colidir com a Terra', escreve Boyle. De acordo com ele, há cientistas que dizem que, sem o planeta, a vida terrestre não teria chance.

http://brasil.issoebrasilia.com.br/2012/09/jupiter-salvou-terra-do-fim-do-mundo.html

http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI318530-17770,00-JUPITER+PODE+TER+SALVADO+A+TERRA.html



Nenhum comentário: