sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

COMPETÊNCIA TEM VALIDADE?

Postado por Administrador Eng. Civil Brasil em 2, jul 2012 para: Gestão de Pessoas

COMPETÊNCIA – A característica humana considerada mais relevante nas mais diversas atividades é sem dúvida nenhuma a competência. Em todo o campo da atividade humana, seja ela profissional ou pessoal, a competência tem um valor significativo, e invariavelmente observamos verdadeiras atitudes incompetentes dignas de prêmio nobel. Encontramos exemplos gritantes de incompetência tanto no serviço público como nas empresas privadas.













No dia-a-dia das empresas, seja pequena média ou grande nos deparamos com pessoas desempenhando funções de comando (supervisão, chefia, gerência, diretoria. etc.) cometendo verdadeiras atrocidades nas decisões que tomam, demonstrando total descaso com o bom senso e a boa gestão administrativa. Entretanto o assunto “competência” é dificilmente abordado, talvez por dificuldade em assumir que todos nós em determinadas situações somos realmente incompetentes. Quantas vezes você vivenciou situações com relação ao seu chefe que o fez pensar: como pode alguém tão incompetente ainda não ser demitido? Como a empresa que trabalho resolveu promover meu chefe?

A incompetência humana é um assunto muito evitado e ninguém quer encarar a realidade. Quase ninguém: O professor Laurence J. Peter, nos fins dos anos 60, publicou um satírico livro,”O Princípio de Peter” sobre a teoria na qual “numa hierarquia todo funcionário tende a crescer até o seu nível de incompetência” e que “com o tempo, toda função tende a ser ocupada por um funcionário que é incompetente para levar adiante suas responsabilidades.” Baseado nessa teoria, você dedica-se totalmente à sua carreira e consegue a tão almejada promoção e continua a fazer um bom trabalho e sucessivamente é promovido até o ponto em que seu desempenho se torna insatisfatório alcançando assim seu nível de incompetência. A partir desse ponto ou você entra na zona de (des) conforto e se acomoda ou é demitido.

Todos nós sabemos que em nossa vida profissional encontramos muita gente que se encaixa perfeitamente no “Princípio de Peter” .

Você acha que o princípio é falso ou verdadeiro?

Marco Aurelio
Recursos Humanos
Blog Engenharia Civil Brasil



Nenhum comentário: