segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

“O executivo mau caráter é pior que um incompetente”

Alexandre Rodrigues, de 

Para o professor da escola de negócios suíça IMD, um executivo que comete desvios éticos tem mais chance de destruir uma empresa

Allen Morrison, professor da escola de negócios suíça IMD
Marcelo Correa/EXAME

Allen Morrison: “O executivo precisa ser íntegro para defender os valores da companhia”
São Paulo - Mantenha distância dos executivos arrogantes e avalie com muito cuidado a reputação dos candidatos. Esse é um dos conselhos do americano Allen Morrison, diretor do Centro de Gestão Global da escola de negócios suíça IMD.

Segundo ele, um escândalo pode custar mais caro a uma empresa do que uma estratégia medíocre. No Rio de Janeiro, onde deu um curso a altos executivos de empresas como Vale, Petrobras e Bradesco, Morrison falou sobre o que se espera dos executivos no mundo pós-Lehman Brothers. 

1- EXAME - Por que o senhor diz que um líder sem caráter pode ser pior para uma empresa do que um muito incompetente? 
Allen Morrison - Simples: desvios éticos podem destruir para sempre a imagem de uma empresa. Por isso, o melhor líder é o que tem bom caráter. Hoje, as notícias atingem dezenas de países quase instantaneamente. É um mundo novo, de enorme transparência. Isso se aplica ao comportamento dos executivos e ao que eles dizem e como dizem. O mesmo vale para as companhias. Se forem flagradas em atitudes antiéticas, sofrerão as consequências da má fama. 
2 - EXAME - Mas como avaliar o caráter de uma pessoa? 
Allen Morrison - É preciso avaliar a reputação do executivo antes de contratá-lo, falar com quem ele trabalhou ou fez negócios. A empresa precisa consultar muitas fontes imparciais.
 3 - EXAME - O senhor diz que os melhores líderes gostam genuinamente de gente. Por quê?
Allen Morrison - O caráter tem dois componentes: integridade e empatia. Eles não são essenciais para dar ordens, mas são para liderar. O executivo precisa ser íntegro para defender os valores da empresa e também tem de se conectar emocionalmente com as pessoas da organização, em vários níveis hierárquicos. Se as pessoas não acreditam no líder, não vão segui-lo. 
4 - EXAME - Como os líderes podem saber o que realmente acontece na empresa?  
Allen Morrison - O líder inteligente sabe que precisa de bons canais de informação. A tendência dos executivos que respondem diretamente ao presidente é dizer o que acham que ele gostaria de ouvir. Se os outros funcionários não se sentem à vontade, não vão falar com ele com sinceridade sobre os problemas. O líder tem de desarmar esses medos. Para isso, é preciso mostrar interesse real neles. 
5 - EXAME - Como fazer isso sem passar a imagem de fraco?  
Allen Morrison - Há uma diferença entre uma relação amigável entre colegas e de uma proximidade exacerbada. É um equilíbrio delicado, que o bom senso e o respeito resolvem. Interessar-se pelas pessoas é o melhor antídoto contra a arrogância, que, por sua vez, é a maior barreira para a empatia. 
6 - EXAME - Em caso de um escândalo envolvendo a empresa, qual é a melhor estratégia?
Allen Morrison - Pessoas ou empresas que admitem erros, principalmente se demonstram que são sinceras e indicam a intenção de corrigir o problema, geralmente são perdoadas. É difícil ocultar erros para sempre. O melhor é admitir logo. É como puxar um band-aid: dói menos se puxamos rapidamente e de uma vez.
7 - EXAME - Em países muito corruptos, agir com ética pode levar à perda de negócios. Como sair desse dilema? 
Allen Morrison - Lapsos éticos geralmente envolvem objetivos de curto prazo. Vale mais agir eticamente e proteger o longo prazo.

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