quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Com atitudes corretas, horário de verão ajuda a economizar energia

O Horário de Verão entrou em vigor no último dia 17 e tem término previsto para 20 de fevereiro de 2011.
Segundo dados do Ministério de Minas e Energia, a previsão é de que o adiantamento em 1 hora dos relógios provoque uma redução média de 5% na demanda de energia elétrica no horário de pico, das 19h às 21h.

A medida, que abrange as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além de proporcionar um ambiente mais agradável para a hora do happy hour, com as atitudes corretas, também traz economia nos gastos com a conta de luz.

Dicas:

Aproveite o maior tempo de luminosidade e abra bem as janelas, cortinas e persianas, adiando um pouco o horário de acender as lâmpadas de casa. Na hora de estudar, uma boa opção é o uso da iluminação dirigida (spots), que, de acordo com a Eletrobrás, torna o ambiente mais agradável e gera economia.

O chuveiro elétrico é um dos grandes vilões do consumo de energia. Segundo dados da Eletrobrás, o aparelho responde por cerca de 24% da conta de luz de uma residência. Com as temperaturas mais altas, coloque a chave na posição verão, além de evitar usá-lo entre 18h e 21h, a medida pode significar uma economia na casa dos 30% em relação ao uso do chuveiro no modo inverno.

Vale lembrar que alguns eletrodomésticos, como geladeiras, freezers, aparelhos de ar-condicionado, motores, coletores solares e lâmpadas, têm consumo medido por centros de pesquisas do governo. Os mais eficientes ganham o Selo Procel. Na hora da compra, escolha esses modelos.

Referência: InfoMoney

Nenhum comentário: