quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

COMO DIZER NÃO AOS GASTOS

Devemos refletir sobre como dividir os rendimentos, de forma a atender nossas necessidades básicas, as coisas supérfluas, e nossos objetivos financeiros de curto e longo prazos.

E essa divisão está diretamente relacionada ao que você pensa... entre poupar para o futuro e se privar agora, ou gastar agora e não ter o futuro garantido. O correto seria balancear essa equação, para poder aproveitar ambos os momentos. Entretanto, sempre haverá uma pessoa que chega e diz: “E se eu morrer amanhã? De que adiantou poupar tanto?” para defender os gastos agora. Também existe outra pessoa que diria: “Prefiro me privar agora para aproveitar justamente quando mais precisarei: quando me aposentar”. Sendo assim, o que fazer?

O segredo é definir claramente os objetivos financeiros. Assim fica mais fácil pensar: “Vale a pena comprar esse celular, e adiar minha viagem por mais dois meses, ou posso ficar um pouco mais com o que já tenho?”. Dependendo do quanto você queira comprar determinado bem agora, pode ser que você abra mão de algum objetivo para ter esse bem hoje. E estar satisfeito no presente é tão importante quanto estar satisfeito no futuro.

Assim, faça seus planos, defina seus objetivos, coloque-os em prática; mas aproveite seus finais de semana, datas comemorativas, férias e outros momentos especiais com as pessoas que estão ao seu redor.

Não existe um perfil de pessoa que sirva de exemplo para isso: o super-poupador ou o super-gastador. O melhor a fazer é tentar se satisfazer com o que se tem agora e estar feliz com o andamento dos seus planos para o futuro.


Referência: site Quero Ficar Rico

Nenhum comentário: