segunda-feira, 13 de junho de 2011

5 Dicas Para Desenvolver Sua Assertividade

Segundo o dicionário Houaiss, assertividade trata-se da capacidade de fazer afirmações categóricas, comunicar idéias com clareza, manter o equilíbrio durante uma discussão e aceitar pontos de vista diferentes. Essas são atitudes importantes para o seu desempenho profissional, e todas elas estão relacionadas à assertividade, uma competência fundamental para quem deseja crescer na carreira e melhorar o comportamento no trabalho.

Cinco dicas para você desenvolver sua assertividade:

1. Organize o pensamento
Antes de uma reunião ou conversa importante, reserve 15 minutos para colocar no papel seus objetivos, as idéias que deseja apresentar e os argumentos que vão fundamentá-las. “Com conceitos ordenados, é mais fácil criar um raciocínio lógico, que o ajudará a expor as idéias de forma objetiva e clara, aumentando as chances de serem ouvidas e seguidas”, diz Marisa da Silva, consultora da Career Center, de São Paulo.

2. Avalie seu comportamento
Pergunte ao time como as pessoas enxergam seu comportamento. É a melhor forma de conhecer a imagem que passa aos outros — ela é um reflexo de como você está agindo. Indague sobre os momentos em que eles acreditam que sua atitude não foi adequada. “É importante estar aberto para críticas e, mesmo que não concorde, ouça com atenção e avalie onde e como melhorar”, diz Marisa.

3. Mude aos poucos
Faça a lista das situações em que gostaria de ser mais assertivo e ordene-as da mais simples à mais complexa. Se no topo da lista está dizer mais ‘não’, por exemplo, comece a exercitar isso no dia-dia. Quando estiver mais seguro, passe para o próximo item. Tentar mudar tudo de uma vez traz ansiedade e aumenta as chances de fracasso. “Sair da zona de conforto é difícil e falhar faz parte do processo”, diz Francisco Ramirez, professor de gestão de pessoas do Ibmec São Paulo.

4. Invista na segurança
Para conseguir argumentar e defender seu ponto de vista, em qualquer situação, é importante dominar o assunto em questão. Busque informação sobre o tema em pauta e levante possíveis dúvidas que possam surgir. “Segurança é o segredo da assertividade. Se está confiante, terá mais firmeza na hora de agir e falar”, diz a consultora.

5. Evite os impulsos
Diante de uma discussão, o ideal é esfriar a cabeça. Agir sem pensar aumenta as chances de ser grosseiro ou deixar passar coisas importantes. “Durante conflitos há muitas emoções afloradas. Assertividade requer equilíbrio”, diz Anderson Sant’Anna, coordenador do núcleo de desenvolvimento do conhecimento em liderança da Fundação Dom Cabral, em Belo Horizonte (MG). Acalme os ânimos e conduza a situação com transparência.

Fonte: Portal Você S/A

TESTE: Como anda sua Assertividade?
Se você não consegue dizer o que pensa, costuma fazer trabalhos que são dos outros, diz sim quando gostaria de dizer não, quando confrontado tenta posicionar-se, porém, só surge uma idéia coesa duas horas depois.


É bem provável que falte um pequeno ajuste no seu comportamento.

Falta ASSERTIVIDADE!!!
O exercício a seguir foi desenvolvido pelo psiquiatra Dácio Dutra e dá para se fazer uma auto reflexão sobre o seu comportamento.
Procure imaginar como você se sentiria nas situações propostas e responda, numa escala de 0 a 10 , onde (0) é totalmente confortável e, (10) totalmente desconfortável.

1 - Pedir um favor a alguém
2 - Pedir ajuda
3 - Dizer a alguém de quem gosta que ele/ela fez algo que o incomodou
4 - Admitir seu desconhecimento sobre um assunto em discussão
5 - Perguntar a alguém se você o ofendeu
6 - Discutir com uma pessoa que criticou seu comportamento
7 - Expressar opinião diferente da pessoa com quem conversa
8 - Criticar um amigo
9 - Criticar o cônjuge
10 - Expressar opinião a alguém que você não conhece muito
11 - Contradizer alguém mesmo sabendo que vai decepcioná-lo
12 - Cumprimentar alguém por sua competência ou criatividade

Pontuação

Se você totalizar mais de 59 pontos, está com dificuldade de lidar com algumas situações e seria importante se você verificasse de que maneiras essas dificuldades estão interferindo em sua vida.

Nenhum comentário: