quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Guarulhos lança Plano Diretor de Resíduos Sólidos

No dia em que a Política Nacional de Resíduos Sólidos completa um ano, a prefeitura de Guarulhos (SP) lançou o Plano Diretor de Resíduos Sólidos para a cidade. O documento define as regras para o manejo dos resíduos sólidos gerados, transformados ou destinados no município, com a inclusão social de catadores por meio da geração de trabalho e renda. O plano prevê ainda a cooperação entre poder público e setor privado e define a responsabilidade compartilhada. Tudo em conformidade com as metas estabelecidas pela PNRS.
A entrega do plano foi feita exatamente um ano após o lançamento da lei que define diretrizes para a Política Nacional de Resíduos Sólidos e estipula o prazo de dois anos para que cidades de todo o país possam desenvolver e implantar ações na área. Presente ao evento, o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Nabil Bonduki, apresentou os desafios e as perspectivas da Política, que visa à gestão integrada e ao gerenciamento adequado dos resíduos.
O secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano falou também sobre o que compete à União e aos municípios. Os resíduos sólidos são um problema de caráter social, ambiental e econômico. Transformar esse problema em geração de recursos é um grande desafio! O país conta com mais de 5 mil municípios e mais de 4 mil não têm destinação correta do lixo , informou.
Com o Plano Diretor de Resíduos Sólidos, Guarulhos completa seu Plano Municipal de Saneamento Básico, uma vez que já foram elaborados os Planos Diretores de Abastecimento de Água, de Esgotamento Sanitário, de Drenagem Urbana e Manejo de Águas Pluviais. O projeto prevê a redução da geração de lixo na cidade e a implantação da coleta seletiva dos resíduos secos e úmidos, além da recepção de pequenos volumes de resíduo da construção e da demolição nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs).
Para o prefeito Sebastião Almeida, o lançamento do plano diretor é um marco histórico para Guarulhos. É um momento especial, pois mostra a sinergia entre os vários atores para um objetivo comum: que é um planeta mais saudável . O prefeito falou também da importância dos parceiros e da população. O plano aponta os objetivos, as metas e caminhos, mas quem tem de fazer funcionar para dar certo é a sociedade , salientou.
Fonte: http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=ascom.noticiaMMA&idEstrutura=8&codigo=6871
http://www.itelligence.com.br/site/index.php/80-guarulhos-lanca-plano-diretor-de-residuos-solidos

Nenhum comentário: