quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Sorocaba é exemplo em coleta seletiva

19.08.2011.

(*) Equipe VIVAcidade
Sorocaba - A prefeitura de Sorocaba deu um importante passo na concretização de um modelo de coleta seletiva que pode tornar-se referência nacional no recolhimento, separação e comercialização de resíduos recicláveis como papel, vidro, borracha, plástico e outros.

O modelo adotado por Sorocaba ao invés de ser realizado por uma empresa privada com fins lucrativos foi elaborado pela prefeitura com o auxílio dos próprios catadores de lixo. Os simples ambulantes que reviravam lixos nas ruas hoje são empreendedores de um negócio que gera emprego, renda e qualidade de vida para centenas de pessoas.

Ontem, foi inaugurada a segunda unidade da Central de Reciclagem, em área de 4,5 mil m2 na Zona Oeste. A estrutura de cada Central de Reciclagem consiste em galpões dotados de esteiras, equipamentos para separação e prensagem de material além de veículos especiais para transportes.

Pelo menos três cooperativas estão habilitadas a operar as Centrais de Reciclagem de Sorocaba: Reviver, Catares e Ecoeso, todas cadastradas no Site VIVAcidade.

Sorocaba já tem 100% dos resíduos orgânicos armazenados em contêineres e dezenas de áreas denominadas Eco Pontos, locais onde são depositados resíduos de construção.

Até o final de 2012, Sorocaba poderá ter todos os seus resíduos recicláveis totalmente reutilizados, beneficiando centenas de milhares de pessoas entre as que descartam seus lixos e as que os utilizam como fonte de renda.

Atitudes como estas, pouco exploradas pelos meios de comunicação e de baixa repercussão política, realmente fazem a diferença e colocam Sorocaba, cidade de 600 mil habitantes, na lista das melhores do Brasil para se viver.

(*) Equipe VIVAcidade - 19.08.2011

Nenhum comentário: