segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Procura-se: Profissionais de Manutenção de Todas as Categorias


Sáb, 02 de Julho de 2011 17:16
Escrito por Paulo Walter Share
A pergunta é: Afinal, há ou não vagas de emprego na Manutenção?
Pesquisa mostra que é grande a procura por profissionais.

A pergunta mais frequente em todas as discussões nas mídias sociais, nos artigos técnicos do pessoal de RH e também entre os profissionais da área de gestão de ativos é, na realidade, uma preocupação que aumenta a cada dia.

Faltam profissionais e faltam vagas. Para quem vive o dia a dia das empresas essa é situação bem conhecida. Mas qual é o numero da encrenca?

Para dar um pouco de luz sobre o assunto a empresa de consultoria Lima Walter, especializada em assessoria empresarial para gestão de serviços e ativos, em conjunto com o Portal www.manutencao.net, fez uma pesquisa nacional via WEB especialmente para tratar do tema.

Os números são expressivos de um cenário pra lá de preocupante. Faltam profissionais em praticamente todas as funções típicas da função Manutenção.

A pesquisa, realizada entre os dias 27 de Junho e 01 de Julho, alcançou 393 empresas em todo o território nacional, mostrando aspectos interessantes deste buraco entre a demanda e oferta de mão de obra qualificada, numa área nevrálgica para a boa funcionalidade e competitividade das empresas brasileiras.

O quadro abaixo mostra que em mais de 70% das empresas há vagas para serem preenchidas na Manutenção.

Há vagas de emprego na Manutenção da sua empresa?

Brasil Região Região Região Região Região
Norte Nordeste Sudeste Sul Centro-Oeste
Sim 71,15% 75,00% 80,00% 71,88% 69,57% 60,00%
Não 28,85% 25,00% 20,00% 28,13% 30,43% 40,00%



A Manutenção é uma função estratégica, seja numa mineradora ou numa empresa de distribuição de energia elétrica. Por falta de manutenção bueiros explodem, plataformas de petróleo afundam, fábricas inteiras desaparecem causando desastres que podem afetar comunidades por mais de uma geração. E sem pessoas, como fazer uma manutenção adequada?

Dados de pesquisas anteriores do www.manutencao.net mostram que os custos de manutenção nas empresas brasileiras corresponde a 5,8% do faturamento e que os custos com a mão de obra própria e de terceiros, somados, respondem por 68% dos custos gerais de manutenção.

A Manutenção é uma área sensível aos movimentos da economia. Na crise de 2008 e 2009 as empresas cortaram custos e, como em toda hora de aperto, a Manutenção foi dos setores mais “sangrados” nas empresas. Além de redução de quadros, as empresas cortaram investimentos em qualificação de pessoal e deram vários passos atrás em programas gerenciais de melhoria em performance de ativos.

Agora, com o aquecimento da economia, a Manutenção sofre ainda com a competição de atração de profissionais para áreas como Logística, Projetos e Obras.

A situação é ruim, do ponto de vista das empresas obviamente, mas pode piorar. Com novas empresas se instalando e alguns setores demandando muita gente de imediato, como são os casos de Óleo e Gás, Mineração, Alimentos, Construção Civil, Açúcar e Alcool e Infraestrutura, há muita movimentação profissional, puxando os salários para patamares iguais aos experimentados antes da crise, época em que os salários estiveram em seu melhor momento.

Empresas de serviços e de consultoria são as mais afetadas pois a movimentação de terceirização cresceu e há empresas internacionais chegando para aproveitar o bom momento brasileiro, disputando os desejados técnicos qualificados, com mais de cinco anos de experiência, alvo do desejo de nove entre cada dez empresas contratantes.

Autor: Paulo Walter -
Twitter @manutencaonetbr

Nenhum comentário: