quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Rio +20: Para onde caminha o Brasil?

Entre os dias 4 e 6 de junho de 2012 será realizada na cidade do Rio de Janeiro a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Vinte anos após a Rio 92 – Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, o encontro recebeu o nome de Rio+20 e seu objetivo é “renovar o engajamento dos líderes mundiais com o desenvolvimento sustentável do planeta”.

Segundo o site oficial do evento, serão debatidos a contribuição da “economia verde” para o desenvolvimento sustentável e a eliminação da pobreza. A Rio +20 se perfila na longa tradição de reuniões da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o tema, entre as quais as Conferências de 1972 em Estocolmo, Suécia, e de 2002 em Joanesburgo, África do Sul.

O lançamento do encontro ocorreu no dia 3 de junho último, no Rio de Janeiro, em meio às discussões sobre o Código Florestal no Congresso Nacional, ameaças e assassinatos de ambientalistas em áreas de floresta, que fazem aflorar os muitos conflitos ainda existentes no campo. A expectativa é que a conferência reúna 120 chefes de Estado e 50 mil participantes, portanto, o Brasil fica sob o foco internacional daqui para a frente, o que pode ser um trunfo a favor de decisões mais cautelosas quanto à nossa política ambiental.

Em seminário realizado pouco antes do lançamento da Rio+20, quatro dos cientistas brasileiros que fazem parte do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), da Organização das Nações Unidas (ONU), alertaram para o possível agravamento do quadro do clima com a entrada em vigência da atual versão do Código Florestal aprovada pela Câmara. Segundo eles, o aumento da pressão sobre as áreas de florestas comprometerá os compromissos internacionais firmados em 2009 pelo Brasil na Conferência de Copenhague, de diminuir em até 38,9% a emissão de gases de efeito estufa (GEE) e reduzir em 80% o desmatamento na Amazônia até 2020, de acordo com o portal Ecodebate.

A Rio+20 poderá também ser um bom estímulo à implementação da lei da Política Nacional Resíduos Sólidos, recentemente aprovada porém ainda não regulamentada. A ampliação da coleta seletiva em todo território nacional deveria ser uma meta a ser firmemente perseguida.

Veja o site oficial do evento: http://www.uncsd2012.org/rio20/index.php?menu=61

Nenhum comentário: