quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A TERMIUM QUER A USIMINAS


16/11/2011 - 22:39:16
Tiago Lethbridge

As negociações para a mudança no bloco de controle da Usiminas podem ganhar um desfecho surpreendente. Nem CSN, nem Gerdau: a Ternium, que pertence ao grupo ítalo-argentino Techint, é forte candidata a nova controladora da Usiminas.

Segundo EXAME apurou, a Ternium ofereceu o equivalente a 40 reais por cada ação em mãos de Camargo Corrêa e Votorantim. As duas empresas detêm, somadas, 26% das ações votantes da Usiminas. Por esse preço, Camargo e Votorantim estão dispostas a sair do negócio, assim como o fundo dos funcionários da Usiminas, que tem 10% das ações ordinárias.

Nesta quarta-feira, as ações ordinárias da Usiminas eram negociadas a 23 reais.



Os japoneses da Nippon Steel (que têm 27,8% das ordinárias) têm o direito de preferência — portanto, podem adquirir as ações de Camargo e Votorantim pelo mesmo preço oferecido por um eventual comprador. Qualquer novo membro do bloco de controle da Usiminas tem, assim, de obter a bênção da Nippon. De acordo com um executivo que participa das negociações, os japoneses já avisaram que não exercerão seu direito de preferência caso o novo sócio seja a Ternium.

A proposta da Ternium é uma surpresa para quem acompanha a novela Usiminas de perto. Há meses se especula sobre o futuro do bloco de controle da empresa. Os dois mais fortes candidatos à compra da participação de Camargo e Votorantim eram a CSN, de Benjamin Steinbruch, e a Gerdau.

As negociações entre Ternium, Camargo, Votorantim e Nippon estão bem encaminhadas. Caso não haja uma reviravolta, o anúncio da transação pode ser feito até o fim de novembro.


Nenhum comentário: