sexta-feira, 13 de agosto de 2010

CSN investirá R$ 1,3 bilhão na Transnordestina

11/08/2010 - EXAME.com
O vice-presidente financeiro da CSN, Paulo Penido Marques, afirmou hoje (11/08) durante a teleconferência de resultados que a companhia investirá cerca de 1,3 bilhão de reais este ano na construção da ferrovia Nova Transnordestina.
O valor equivale a mais de um terço do total que será investido pela companhia este ano, de 3,4 bilhões - o que comprova quanto o projeto é importante para a CSN hoje. De acordo com o executivo, 535 milhões de reais já foram aportados na ferrovia no primeiro semestre. A previsão é de que a obra seja concluída em 2012.
Nosso custo por quilometro é um dos menores do mundo - nosso cuidado com a execução é muito grande, afirmou Marques. Estamos com a toda fixação e trilhos praticamente prontas e, até o final de 2012, devemos operar essa linha nova e, ai sim, começar a obter ganhos com ela.
Avaliada em 4,5 bilhões de reais, a Nova Transnordestina foi idealizada por Benjamin Steinbruch, cujas empresas CSN e Taquari controlam a Cia. Ferroviária do Nordeste. Além das duas empresas privadas, boa parte dos recursos envolvidos no projeto virá do Finor (Fundo de Investimento do Nordeste) e do FDNE (Fundo de Desenvolvimento do Nordeste). Esses fundos, administrados pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB), participam com recursos que serão transformados em participação acionária.
Para a CSN, a importância do projeto está no ganho de logística que a empresa ganhará quando concluído a obra. A ferrovia terá capacidade para transportar 30 milhões de toneladas de carga por ano. No total, terá 1.728 quilômetros de extensão - 955 são compartilhados com a Transnordestina Logística. A malha passará por diversas cidades de Pernambuco e Piauí e facilitará a entrega de materiais nos portes de Suape e Pecém.
Nossa intenção com os investimentos na Transnordestina, além dos portos e participação na MRS, é fazer da CSN uma empresa de mineração autosuficiente em logística, com a integração dos meios que usamos para fazer entregas aos clientes, disse Marques.

Nenhum comentário: