quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Ser líder é transformar pessoas

Uma característica própria de qualquer líder é a competência e a habilidade para administrar recursos, processos e pessoas, por meio de funções com mais autonomia e poder para decisões. O exercício do poder passa a caracterizar-se pela capacidade de ser, agir e pensar no lugar do outro. É a busca da empatia, em que o ser humano passa a ser entendido e aceito em sua totalidade.
O talento e a qualificação tornam-se os principais meios para o desenvolvimento de uma carreira profissional promissora. Para ser capaz de competir nas diferentes situações de mercado, exige-se dos líderes dedicação exclusiva à qualidade, à produtividade e à contínua flexibilidade para o atendimento das necessidades dos clientes, internos e externos.
Numa pesquisa feita pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) foram propostas 11 características para ser um líder e que fossem avaliadas pelos entrevistados em seu grau de importância:
1. exercer controle de resultados;
2. delegar responsabilidades;
3. conduzir planejamento;
4. motivar e inspirar pessoas;
5. criar visão de futuro;
6. alinhar as pessoas;
7. ser catalisador;
8. estimular novas lideranças;
9. ser mentor;
10. buscar relações com stakeholders;
11. ser símbolo unificador.
Enfim, a liderança parece ser responsável pelo sucesso de uma organização nos mais variados aspectos. Uma outra coisa interessante é que as principais pesquisas indicam que o salário deixou há tempos de ser o elemento mais forte para manter um funcionário numa empresa. Mais do que o valor a ser recebido no final do mês, o empregado quer em seu ambiente de trabalho a oportunidade de crescer e ter confiança em seu superior imediato. Um líder admirado é mais importante para evitar a rotatividade de empregados do que bons salários.

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