sexta-feira, 27 de agosto de 2010

ERROS QUE O PROFISSIONAL DEVE EVITAR EM RELAÇÃO À SUA CARREIRA!

Se você tem consciência de que a sua carreira é um grande patrimônio, deve prestar atenção se não está cometendo um desses erros. Eles podem ser a diferença entre o sucesso e o insucesso de sua carreira ou de seu empreendimento.

1º Negligenciar a gestão da própria carreira
É comum achar que gerenciar a carreira é algo que pode ser deixado para depois, mas isso é um grande equívoco. O ambiente está em constante mutação e a carreira deve acompanhar essa mudança. Por exemplo: se o que sabíamos há alguns anos atrás nos deixavam competitivos, talvez hoje seja insuficiente até mesmo para nos manter em um emprego, ou para conduzirmos um negócio. Os padrões, as normas e a forma de nos relacionar também estão constantemente se adaptando. É preciso estar sempre atento em relação à carreira, projetar e analisar cenários em busca de oportunidades que podem ser aproveitadas e de ameaças que devam ser minimizadas ou neutralizadas. Gerencie sempre a sua carreira com base em um plano.

2º Achar que a cabe a empresa a gestão da carreira de seus colaboradores.
É importante esclarecer logo de início, que não estou considerando que as empresas não devam ter um plano de carreira. Devem sim! É importante conhecer seus colaboradores, identificar seus pontos fortes e fracos, e saber se estão preparados para assumir novos desafios, ou se precisam desenvolver-se e em que aspectos. No entanto, o profissional precisa ter claro que cada um age de acordo com seus objetivos e prioridades: À empresa importa saber se o capital humano está preparado para atender às suas necessidades atuais e futuras, enquanto que ao profissional importa saber se está no rumo certo para uma carreira bem sucedida (que o satisfaça), ou o que falta para que isso ocorra.

3º Considerar que o dinheiro gasto com a própria carreira é despesa e não investimento.
Tudo que adquirimos para nos proporcionar melhorias futuras é investimento. Essas melhorias podem ser tangíveis como um salário mais elevado, uma renda futura, ou intangíveis, como: maior qualidade de vida, mais conforto, mais satisfação e segurança. É importante ressaltar que, os investimentos, principalmente, os de médio e longo prazo devem ser planejados, e estarem atrelados a um resultado futuro, e não simplesmente atender a um modismo. Lembre-se, além do dinheiro, você investe seu tempo e seu esforço.

4º Deixar a vida te levar.
É comum ver pessoas que só estão preocupadas apenas com o momento presente. Não tem planos, metas, prioridades, e acabam deixando suas vidas nas mãos de outros, só se dando conta do erro cometido quando são "descartadas". Muitos fazem isso por que é mais cômodo e se algo der errado, a culpa é sempre do "outro", no entanto, quando as coisas acontecem (uma demissão, falência, ou qualquer outro insucesso), do que adianta ficar se justificando, atribuindo a culpa aos outros, se a conseqüência vai recair em cima da própria pessoa. Cada um (adulto, é claro!), deve assumir a responsabilidade sobre a sua vida, pois é dele o maior interesse em torná-la bem sucedida.

5º Achar que já se conhece o suficiente.
O autoconhecimento é um processo contínuo e que não tem fim. Muitos acham que têm desempenho elevado, se relacionam bem com todos, mas não entendem o porque de nunca serem promovidos, das pessoas os deixam de lado, ou de estarem sempre envolvidos em conflitos. Se conhecer, é determinante para uma carreira bem sucedida!

Esses não são os únicos erros que podem prejudicar uma carreira, mas certamente fazem parte da lista dos mais importantes. É ingenuidade achar que as pessoas não cometem equívocos, mas se forem capaz de evitá-los, certamente terão mais êxito no âmbito profissional.

Luis Claudio Bassetto
Consultor em Gestão de Pessoas e Gestão de Carreiras

Nenhum comentário: