quarta-feira, 23 de março de 2011

Conheça 10 razões para começar a investir cedo

Você acha que ainda é muito jovem para se preocupar em investir seu dinheiro? Pois saiba que o quanto antes começar a pensar nisso, maiores são suas chances de garantir um futuro mais tranquilo, sem precisar dispor de valores muito altos todos os meses.

Para os especialistas em finanças pessoais, uma das maiores vantagens de começar a investir ainda jovem é usar a seu favor a força dos “juros sobre juros”, garantindo os rendimentos gerados pelo capital investido pelo maior tempo possível. Confira 10 motivos para começar a investir ainda jovem:

1. Menor “sacrifício financeiro” para atingir seus objetivos
Imagine que você defina como meta ter “um milhão de reais” ao se aposentar e estipule sua idade de aposentadoria em 60 anos. Se você começar com 20 anos, precisará economizar um valor menor por mês (e terá menos impacto em seu estilo de vida) e terá mais tempo para aproveitar a força da capitalização composta.

2. Aproveitar o poder da capitalização composta
A força dos “juros sobre juros” jamais deve ser subestimada. Quanto mais tempo o dinheiro fica investido, mais os rendimentos gerados por ele vão sendo incorporados ao capital, que, por sua vez, gera mais rendimentos, em um efeito “bola de neve”, só que para cima.

3. Possibilidade de simplesmente ter mais dinheiro
Quem tem uma meta definida precisa se sacrificar menos para atingi-la, mas quem começa cedo e opta por ser agressivo nas suas aplicações tem o benefício adicional de simplesmente poder ter mais dinheiro no futuro.

4. Possibilidade de aposentadoria precoce
Se quem começa aos 40 anos tem a possibilidade de se aposentar aos 60 anos, é possível começar com 20 anos e se aposentar com 40 anos. O importante não é o quanto se ganha, mas, sim, o quanto sobra. Um jovem de 20 anos, que ganha salário e mora com os pais, muitas vezes consegue guardar mais dinheiro que um executivo de 40 anos com excelente salário e muitas despesas.

5. Mais tempo para correções de rota
O mercado financeiro, a economia e nossas vidas profissionais têm o estranho hábito de ignorar nossos planos e seguirem seus próprios rumos. Por isso, quanto mais tempo tivermos, mais poderemos reagir e readequar nossas ações às novas realidades que vão surgindo.

6. Diluir o “custo do aprendizado financeiro”
Muitas vezes, por desconhecimento ou inexperiência, tomamos decisões financeiras erradas e elas têm um preço. Por isso, começar cedo coloca o tempo a nosso favor. Assim, temos maior folga para aprender mais e nos recompor dos pequenos equívocos e deslizes que cometemos ao longo do caminho.

7. Agressividade sob medida
Investir em renda variável é fundamental para quem quer “turbinar” a rentabilidade de seus investimentos. E, tendo mais tempo, fica muito mais fácil suportar os “solavancos” do mercado de ações. Quem tem mais tempo pode ser mais agressivo (e consequentemente ganhar mais).

8. Menos estresse e mais qualidade de vida
Os especialistas ressaltam que aquele que começa a investir mais cedo terá mais dinheiro, e quem tem mais dinheiro tende a ter uma qualidade de vida melhor.

9. Regularidade também é importante
Só começar cedo não adianta, é preciso também ser regular. A dica é criar uma regra de guardar e investir, religiosamente, um percentual de sua renda mensal. Faça disso um hábito para a vida.

10. Dinheiro faz dinheiro
O fato é que quanto mais cedo você começar a investir, mais dinheiro terá; e quanto mais dinheiro tiver, mais dinheiro poderá conseguir. Ter dinheiro significa poder investir em sua carreira profissional ou em seu negócio, o que lhe trará ainda mais dinheiro e conforto. Os especialistas em finanças pessoais dizem que “a matéria-prima do dinheiro é o próprio dinheiro”.
Referência: InfoMoney

Nenhum comentário: