quarta-feira, 23 de março de 2011

Por que estabelecer metas é importante para o planejamento financeiro?

Para conseguir manter o orçamento equilibrado, renegocie as dívidas, gaste menos do que ganha, corte os supérfluos, tenha metas e estabeleça um planejamento... A teoria você já sabe, mas colocar todas as regras das finanças pessoais em prática não é tão fácil assim. E um desses fatores, se esquecido, pode deixar essa tarefa ainda mais difícil.
Por que os objetivos são tão importantes? Porque poupar requer esforço. Se você tem uma meta, você tem um incentivo para fazer valer esse esforço.
Um caminho a seguir
A importância de se ter metas está justamente no autoincentivo. O prazo está atrelado à sua meta. E ele tem a função de dar visibilidade a ela. Com um prazo definido, você saberá quanto deve poupar por mês para alcançar a meta. Se por um lado o prazo de alcance dos objetivos auxilia a planejar o orçamento, se muito longo ele pode gerar certos desestímulos. Por isso, para grandes metas, como comprar uma casa, por exemplo, vá devagar. Toda grande meta deve ser fracionada em etapas menores, para facilitar e estimular o planejamento.
Saber o que entra e o que sai
Estabelecer metas, adotar prazos, distinguir as etapas. Todos esses passos que fazem parte do planejamento financeiro devem ser adotados com uma boa dose de bom senso. Estabelecer metas é colocar os pés no chão. E para manter os pés no chão é preciso saber qual é a sua situação financeira real. Para os especialistas, esse é o primeiro passo no planejamento financeiro. Ele vem antes das metas e as define. É importante analisar o orçamento, anotar as despesas e receitas. Sem esse conhecimento não dá para se planejar.

Referência: InfoMoney

Nenhum comentário: