terça-feira, 31 de agosto de 2010

Criação da Academia Brasileira da Qualidade (ABQ)

Está em processo de formação a Academia Brasileira da Qualidade (ABQ). A ABQ é uma organização não-governamental e sem fins lucrativos, constituída inicialmente na forma de uma rede social virtual, tendo como membros participantes pessoas experientes e de reconhecida competência profissional adquirida ao longo dos anos - nas universidades, nas empresas e em outras organizações privadas ou públicas - em atividades relacionadas à engenharia da qualidade, à gestão da qualidade e à excelência na gestão.
A administração da ABQ é realizada por um Colegiado eleito entre os membros da Academia, denominados Acadêmicos, de acordo com seu Regimento Interno.
A condição de membro da Academia é obtida somente por meio de indicação de um ou mais dos Acadêmicos, com aprovação dos outros Acadêmicos, de acordo com seu Regimento Interno.
A ABQ tem por missão contribuir para o desenvolvimento do conhecimento teórico e prático da engenharia da qualidade, da gestão da qualidade e da excelência na gestão, acompanhando a sua aplicação para trazer benefícios para todas as pessoas e organizações no Brasil. A Academia utiliza, para tanto, a liderança e a capacidade profissional de seus Acadêmicos, de modo individual ou coletivo. No desenvolvimento de suas atividades, a Academia procura essencialmente contribuir para a melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro, atuando também em colaboração com empresas, governos e outras organizações.
São Paulo, 20 de agosto de 2010.
Ariosto Farias Junior
Basilio V. Dagnino
Ettore Bresciani Filho
Evandro G. Lorentz
Fabio E. P. Braga
Francisco Paulo Uras
Iris Bento da Silva
João Mário Csillag
Marcio Migues
Vivaldo A. Russo

Ariosto Farias Junior
Instrutor, Examinador e Examinador Sênior do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), desde 1992 até 2009. Consultor em Gestão da Qualidade e Segurança da Informação. Membro do ABNT/CB 25. Líder da Delegação do Brasil em Comitês da ISO em diversas oportunidades.


Basilio V. Dagnino
http://lattes.cnpq.br/1048274532599555
ASQ Fellow. CQP & Fellow, CQI (Londres). Co-fundador do 1º curso de pósgraduação em Qualidade (UCP). Primeiro Gerente Técnico da FNQ (1991 a 1997). Juiz, examinador, instrutor e consultor de modelos de excelência do PNQ e outros prêmios.


Ettore Bresciani Filho
http://lattes.cnpq.br/9036318965526496
Engenheiro (ITA), Doutor (Escola Politécnica - USP). Professor Titular Aposentado (UNICAMP). Professor Responsável pelo Curso de Especialização em Engenharia da Qualidade (UNICAMP). Membro do CLE-UNICAMP. Membro da ASQ (desde 1974).


Evandro G. Lorentz
http://br.linkedin.com/in/elorentz
Engenheiro e Matemático (UFJF), Mestre (UFMG). ASQ Fellow, ASQ/CQE e CQA. Fundador e Primeiro Chair da International Member Unit (ASQ/IMU) brasileira. Consultor e Professor de Pós-Graduação em Cursos de
Especialização.


Fabio E. P. Braga
Engenheiro (Escola Politécnica – USP). Ex-vice-presidente de Engenharia e Qualidade da TRW do Brasil. Ex-Professor do Curso de Especialização em Engenharia da Qualidade (UNICAMP). Gerente de Relações Institucionais da SAE BRASIL. Membro da ASQ.


Francisco Paulo Uras
http://br.linkedin.com/pub/francisco-paulo-uras/23/b65/803
Engenheiro (Escola Politécnica - USP). ASQ Fellow, ASQ/CQE, CQA e CMQOE. Palestrante do PEC-FGV-SP. Membro do Comitê Critérios de Excelência e Instrutor dos Cursos da FNQ. Consultor para implantação do Modelo de Excelência da FNQ.


Iris Bento da Silva
http://lattes.cnpq.br/0648336163497567
Engenheiro (EESC-USP). Doutor (UNICAMP). Professor Doutor (UNICAMP), Professor do Curso de Especialização em Engenharia da Qualidade (UNICAMP), Professor da Pós-Graduação em Gestão (UNIMEP). Ex-Diretor Técnico do Sindiforja (ligado ao Sindipeças).


João Mário Csillag
http://lattes.cnpq.br/0051191602390447
Engenheiro (ITA), Mestre e Doutor em Administração de Empresas (EAESPFGV), Professor Titular e Ex-Chefe do Depto. de Produção, Logística e Operações Empresariais da EAESP-FGV. Juiz do PNQ. Autor do livro “Análise do Valor” - Editora Atlas.


Marcio Migues
Engenheiro, Pós-graduado, especialista em qualidade, atuou na Volkswagen e atual Diretor de Qualidade Mercosul na Renault. Presidente do Instituto da Qualidade Automotiva (IQA). Coordenou por 12 anos cursos de pós-graduação de qualidade e produtividade.


Vivaldo A. Russo
Engenheiro (UNICAMP). Presidente de Hydraulics Business da América do Sul da EATON. Professor do Curso de Especialização em Engenharia da Qualidade (UNICAMP). Membro e ex-Diretor da SAE BRASIL.

Nenhum comentário: