quinta-feira, 31 de maio de 2012

DEMOLIÇÃO QG HISTÓRICO DA PMERJ, EDUARDO PAES É SIMPÁTICO A IDÉIA ! . . .


Diretório Monárquico
Sexta Feira 25 de Maio de 2012

Construção de prédio de 26 andares no terreno do atual Quartel General da Polícia Militar pode não precisar de ser aprovada pelo Iphan

QG da PM fica perto de bens tombados pela União e pela prefeitura
Gustavo Goulart
Publicado:24/05/12 - 18h03


A entrada do Quartel-General da PM, na Rua Evaristo da Veiga: o estado venderá o imóvel à PetrobrasGabriel de Paiva / O Globo

RIO - A superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Rio informou nesta quinta-feira que a construção de um novo prédio no terreno do Quartel-General da Polícia Militar, no Centro, precisará passar pelo crivo da instituição, por estar próximo a bens tombados pela União.

Segundo a superintendente, Cristina Lodi, os Arcos da Lapa e o sistema de bondes são tombados e estão situados numa esplanada cuja ambiência não poderá ser prejudicada.

De acordo com a prefeitura, o gabarito para o número 78 da Rua Evaristo da Veiga, onde está o QG, permite prédios de até 80 metros de altura (26 andares), respeitando o limite de altura dos imóveis ao redor.

Veja também

Polícia Militar diz que estado vai demolir QG para vender imóvel

Petrobras compra terreno da PM para construir nova sede

Cabral revela mudança da sede da Polícia Militar

A Petrobras ainda não divulgou o projeto da obra. Apesar disso, o Gabinete Civil do Palácio Guanabara já pediu à Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop) uma consulta a empresas especializadas em implosão para uma proposta de demolição, fragmentação e retirada dos escombros do QG da PM, preservando a capela existente.

A informação foi dada ontem pela assessoria de imprensa da Emop. Modificações de imóveis construídos antes de 1938, quando a prefeitura instituiu o IPTU, devem ser analisadas e autorizadas pelo Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural.

— O imóvel está entre os Arcos da Lapa e o sistema de bondes. Todas as estações de bondes são tombadas provisoriamente. Essa obra vai ter que passar pelo crivo do Iphan — comentou Cristina. — Vários fatores serão observados, como a ambiência, a volumetria (do imóvel a ser construído), o gabarito, o material usado e toda a parte de paisagismo.

Para o prefeito Eduardo Paes, “não há nada que impeça que o prédio (do QG) seja derrubado”:

— O prédio não é tombado, mas não apresentaram nenhum projeto à prefeitura. Acho ótimo que a Petrobras faça outros prédios no Rio.

Emop já consulta empresas especializadas para a implosão do QG

O Gabinete Civil do Palácio Guanabara já pediu à Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop) uma consulta no mercado de empresas especializadas na área de implosão para obtenção de uma proposta de demolição, fragmentação e retirada dos escombros do Quartel-General da Polícia Militar, no Centro, preservando a capela existente. A capela pertence à Arquiepiscopal Irmandade Imperial Nossa Senhora das Dores. A informação foi dada no fim da tarde desta quinta-feira, pela assessoria de imprensa da Emop. Contratando a empresa, o governo do estado atenderá à exigência que a Petrobras fez para a compra do imóvel, por R$ 336 milhões.

Diante de tentativas da Câmara dos Vereadores e da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) de tombar o prédio, cuja construção original data de 1740, a demolição evitará embargos à negociação e ao novo empreendimento.

Antes, porém, a demolição terá que ser autorizada pelo Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural, já que o imóvel está dentro de uma Área de Proteção do Ambiente Cultural (Apac).

Durante a manhã desta quinta-feira, o prefeito Eduardo Paes disse que o pedido de demolição do Quartel-General, que fica na Rua Evaristo da Veiga, ainda não passou pelos órgãos da prefeitura.

Na quarta-feira, a prefeitura informou que, de acordo com norma do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), modificações na estrutura de todos os imóveis construídos antes de 1938 devem passar pelo crivo dos conselhos municipais de proteção do patrimônio cultural.

— O prédio não é tombado. Parece que a capela tem valor histórico, mas não apresentaram nenhum projeto à prefeitura. Não há nada que impeça que o prédio seja derrubado. Acho ótimo que a Petrobras faça outros prédios no Rio.

A Polícia Militar informou, na quarta-feira, que a Emop ficaria encarregada da demolição de todo o conjunto arquitetônico do centenário QG da PM, mas não explicara se órgão do governo do estado faria a demolição ou se contrataria uma empreiteira.

Nenhum comentário: