segunda-feira, 28 de maio de 2012

O que é marketing pessoal e como usar eficientemente em sua carreira



O que é marketing pessoal e como usar eficientemente em sua carreira – Parte 2
Por Marcelino AJ, em 27 de Maio de 2012

No primeiro artigo da série O que é marketing pessoal e como usar eficientemente em sua carreira, vimos o que é o marketing pessoal, qual a importância dele para o profissional em um mercado cada vez mais competitivo.

Neste último artigo da série iremos discutir como usar o marketing pessoal a seu favor para conseguir uma vaga de emprego e alavancar sua carreira, além de alistar diversas dicas simples de técnicas de marketing pessoal que poderão ser usadas no dia a dia.


Como usar o marketing pessoal para alavancar a carreira

O marketing pessoal é uma ferramenta extremamente poderosa e eficaz para atingir o sucesso profissional e social. Mas, como fazer marketing pessoal na prática e de forma eficiente?



Conforme diz o site Emprego&Negócio (http://empregoenegocio.com.br/): “Fazer marketing pessoal, nada mais é do que tornar-se, por meio de um conjunto de atitudes, atraente para um determinado mercado. Quando isso acontece, esse mercado vai querê-lo, até mesmo disputá-lo, e suas possibilidades aumentarão.”

A grande verdade é que basicamente em todas as relações humanas nós de alguma forma estamos “nos oferecendo em um mercado”, seja quando estamos cortejando um parceiro amoroso, quando tentamos convencer alguém em uma discussão, quando oferecemos um produto ou serviço ou quando lidamos com outros profissionais e clientes no mercado de trabalho. E os melhores vendedores, aqueles que desenvolvem melhores táticas de venda, atingem maior sucesso.

Por isso alistamos algumas dicas de técnicas de marketing pessoal simples porem muito importantes, que irão ajudá-lo a alavancar sua carreira caso sejam seguidas.


1 – Cuide bem da sua imagem

Imagem é como as pessoas veem você.

A sociedade dá extremo valor a imagem (“Imagem é tudo”) e por isso temos de dar a devida atenção a nossa aparência pessoal, para que a nossa aparência valorize a nossa imagem, principalmente no primeiro contato(“A primeira impressão é a que fica”) .

Por isso devemos estar atentos quanto ao traje correto e adequado a ocasião, a combinação de peças, cores e estilo, também o corte do cabelo, a higiene, a saúde dentária, etc.

Uma dica muito comum mas certeira é : “Se tiver dúvida, use roupas clássicas, pois a possibilidade de erro é menor”.


2 – Trate bem os outros

Acima de tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam.

Mateus 7:12

Jesus foi um mestre que nos deixou vários ensinamentos, e este está entre os mais importantes, a chamada regra de ouro. Quando a seguimos, estamos praticando marketing pessoal da melhor qualidade, pois as pessoas passarão a sempre ter as melhores lembranças de você.

Ajudar, incentivar e apoiar os demais são coisas por vezes muito simples, mas que deixam nos corações e mentes dos a sua volta uma impressão profunda e duradoura, desde que seja percebido como algo sincero e verdadeiro.

Também no dia a dia, trate os outros de maneira positiva e educada, com muita gentileza e sempre usando as palavrinhas mágicas (Bom dia, Por favor, muito obrigado, com licença,…), com muita simpatia, alegria e descontração.

Reza uma máxima do marketing pessoal: “Atenção personalizada a quem quer que seja nunca é investimento sem retorno”.

Portanto, comece já a praticar o dar, a se por a disposição dos outros para ajudar , a mostrar que se interessa por eles.


3 – Seja um profissional competente e de atitude

De nada adianta tentar se auto promover sem ter conteúdo, qualidades e competências que sejam apreciadas em um bom profissional.

As empresas sempre valorizaram aspectos como pontualidade e assiduidade, proficiência técnica, disciplina e isto nunca vai mudar. Mas atualmente estas coisas não são mais tudo que é necessário em um profissional para ser valorizado e reconhecido.

As empresas querem profissionais com capacidade de liderança, que seja responsável e que faz não apenas o que mandam, mas o que precisa ser feito.

Também ética e honestidade estão cada vez mais em evidência, pois o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e a tentação de subir a qualquer preço ou obter vantagens de forma ilícita está cada vez mais presente nas empresas. Pode parecer que a princípio quem burla regras, prejudica outros profissionais ou comete outras infrações tem vantagens e até pareça ter uma produtividade maior, mas não se engane. A melhor estratégia é não abrir mão de seus valores e agir de forma honesta e idônea, pois com o tempo será reconhecido.

Outras qualidades altamente valorizadas são:

1.Ser um profissional auto motivado e disposto para o trabalho

2.Saber trabalhar em equipe

3.Ter iniciativa (ser proativo)

4.Ser flexível em relação às mudanças

5.Expor as opiniões e propor melhorias e soluções para os problemas

6.Estar sempre muito bem informado sobre o mundo e o que acontece ao seu redor

7.Estar atualizado em relação as novas ferramentas, tecnologias, processos,

8.Ter conhecimento amplo e profundo sobre sua área de atuação e boa noção sobre outras áreas da empresa

O artigo Empregabilidade, o que é, por que é tão importante e como conquistar? dá outras dicas fantásticas de qualidades valorizadas no mercado de trabalho e como desenvolve-las.


4 – Seja comunicativo e sociável

“Quem não se comunica, se trumbica”
Chacrinha (Abelardo Barbosa)

Como já dizia o “velho guerreiro”, se comunicar bem é essencial para um marketing pessoal eficiente. Neste campo, quem é naturalmente extrovertido leva vantagem, mas os tímidos também podem e devem se comunicar, se sociabilizar. Diz um provérbio bíblico que “quem se isola(…) estourará contra toda a sabedoria prática“, portanto, trabalhe para melhorar os aspectos da sociabilidade e comunicabilidade.

A comunicação é o ato de trocar idéias, de expor fatos e pensamentos, de se fazer entendido e pode ser feita de forma oral, visual e escrita. Saber se comunicar bem no trabalho poderá abrir diversas portas, pois de nada adianta alguém ser o melhor no que faz, se não sabe mostrar para os outros que é bom.

Busque falar e escrever bem, em português correto e de forma adequada ao contexto. Também não negligencie a comunicação visual, por cuidar bem de sua aparência e postura.

Saber trabalhar em equipe é uma habilidade que está sendo cada vez mais valorizada nas empresas. Portanto, converse com outras pessoas no local de trabalho, mantendo um fluxo constante de comunicação. Seja otimista e bem humorado, preocupe-se com os outros, colabore com eles, conheça a sua história, saiba das suas dificuldades. Saiba administrar um conflito por ouvir todas as partes envolvidas e busque uma solução para o problema (e não vencer a discussão), tratando o colega com o devido respeito, mesmo que tenha de ser firme ao expor sua opinião.

5 – Crie e cultive uma rede de relacionamentos e contatos (network)

A maioria das vagas de emprego e promoções são preenchidas por indicação, por isso é essencial estar o tempo todo buscando desenvolver a uma sólida rede de relacionamentos, ou network.

Network é a rede de contatos e relacionamentos pessoais e profissionais que desenvolvemos ao convivermos com outras pessoas. Também pode ser definido como um conjunto de técnicas e ferramentas que visam cultivar e promover boas relações pessoais e profissionais.

O artigo “O que é network e como usa-la para conseguir uma vaga de emprego” dá dicas de várias técnicas eficientes para criar e cultivar sua rede de relacionamentos e contatos.



6 – Saiba se valorizar

Saber mostrar o que tem de melhor é a essência do marketing pessoal.

Portanto, não tenha medo de mostrar o seu trabalho. Mostre para o grupo, seus clientes e principalmente seu chefe que é um profissional competente e que está fazendo um bom trabalho e tem potencial. Apresente os bons resultados do que faz . Exponha sua opinião sobre o que pode ser melhorado e sugira soluções para problemas, mesmo que não solicitado.

Porém, tome cuidado para não assumir uma postura arrogante, pois isto cria antipatia e será muito negativo para a sua imagem.



7 – Planeje onde quer chegar

“Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe pra onde quer chegar”
Seneca

Para obter sucesso em qualquer empenho, devemos saber exatamente o que queremos e a partir disto elaborar um planejamento para atingir os objetivos propostos. Com a carreira não deve ser diferente.

Faça um bom planejamento de onde quer chegar em sua carreira e como pretende conseguir isso, pois isto é fundamental para orientar seus esforços, enxergar oportunidades e não desanimar diante de qualquer dificuldade.

Conclusão

Estes dois artigos mostraram o que é o marketing pessoal, qual a importância dele para o profissional em um mercado cada vez mais competitivo e como usá-lo a seu favor para conseguir uma vaga de emprego e alavancar sua carreira

Vimos que as pessoas vêem outros profissionais que aparentemente tem a mesma experiência e tem o mesmo tempo de casa serem promovidos e obterem sucesso em suas carreiras e elas não e que muitas vezes isto acontece simplesmente porque elas não souberam mostrar para os demais do grupo o que eles tem de melhor, do que eles são capazes. Por isso é tão importante conhecer técnicas de marketing pessoal e praticá-las na nossa rotina diária.

Ao fazer isso, conseguiremos que os nossos colegas criem e divulguem uma imagem positiva a nosso respeito, que proporciona que possamos nos se destacar,sermos notados, respeitados e reconhecidos como profissionais competentes e assim sejamos sempre lembrados quando surgem oportunidades.


Fontes:

1. http://www.algosobre.com.br/marketing/marketing-pessoal-10-razoes-para-comecar-agora.html

2.http://www.sucessoempresarial.com/blog/o-que-e-marketing-pessoal-10-razoes-para-comecar-agora

3.http://www.dicasprofissionais.com.br/dicas2.asp?id=26

4.http://marketingdrops.com.br/comunicacao/marketing-pessoal-nas-midias-sociais/

5.Atitudes que prejudicam o marketing pessoal
Portal Carreira & Sucesso

6.http://marketingpessoal.org/57-estrategia-marketing-pessoal/

7.http://empregoenegocio.com.br/como-fazer-marketing-pessoal/

8.http://www.experta.com.br/tariqexperta/voce/voce_pessoas.html

9.http://www.carlosmartins.com.br/testeautopromo.htm


Crédito da foto: 1.Handshake gesture from Doctor by: flashon BASIC LICENSE

.

Um comentário:

manuelsousapereira disse...

Livro de Marketing Pessoal - Atitude Positiva de Manuel Pereira no www.sitiodolivro.pt