quinta-feira, 9 de maio de 2013

As maiorais no Ranking Mundial de Universidades

09 MAI 2013


O Ranking Mundial de Universidades por Disciplinas, publicado ontem no site www.topuniversities.com, revela as Top 200 universidades no mundo para 30 disciplinas diferentes, incluindo cursos de graduação em economia, engenharia civil, física, direito, entre outros. A tabela de ciência da computação é mais popular do ranking no site TopUniversities.com, desde a sua criação, na proporção três por um.

A segunda e a terceira disciplinas mais populares são engenharia mecânica e medicina, respectivamente. Essas profissões foram encontradas em listas nacionais de competências em escassez em 21 países da OCDE e dos países BRIC.

O Ranking Mundial de Universidades por Disciplinas avaliou 2.858 universidades e classificou 678 instituições no total. O Instituto Massachusetts de Tecnologia (MIT) foi mais uma vez coroado como a melhor universidade do mundo em ciência da computação, pelo terceiro ano consecutivo.

A lista do Top 10 é americana até a 5ª posição; em seguida vêm duas instituições do Reino Unido, uma de Singapura e a “última” colocada é suiça. Como fazer o Brasil chegar nas TOP 10? Eu me arrisco a dizer que em primeiríssimo lugar deveríamos melhorar mil por cento o ensino básico, fundamental e médio. É lá que tudo começa e, infelizmente, para muitos termina.

Nenhum comentário: