quarta-feira, 8 de maio de 2013

Governador Sergio Cabral abre a 24ª edição do Congresso Brasileiro do Aço no Rio de Janeiro



Notícias 08/05/2013

O Governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral participou, nesta quarta-feira, da cerimônia de abertura do 24º Congresso Brasileiro do Aço.

Governador Sergio Cabral abre a 24ª edição do Congresso Brasileiro do Aço no Rio de Janeiro


Economista Dani Rodrik faz palestra inaugural do evento

Instituto Aço Brasil
08/05/2013

O Governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral participou, nesta quarta-feira, da cerimônia de abertura do 24º Congresso Brasileiro do Aço, o mais importante evento do setor. Realizado pelo Instituto Aço Brasil, o evento acontece até quinta-feira no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro. Autoridades e especialistas nacionais e internacionais debaterão os cenários da indústria mundial do aço, a competitividade da indústria nacional, os desafios da sustentabilidade da indústria do aço, a situação da economia mundial e perspectivas.

Sergio Cabral ressaltou que o aço continua sendo a grande referência na economia de um país e lembrou que o estado do Rio de Janeiro responde por 30% da produção de aço no Brasil, disputando a liderança desse mercado com Minas Gerais. O Governador aconselhou os empresários presentes a se prepararem para tempos de crescimento porque apesar da sobra de produção mundial de aço e de um crescimento dos BRICS aquém do esperado, o cenário é promissor. Segundo Sergio Cabral, o Rio de Janeiro deverá receber, nos próximos três anos, investimentos de 120 bilhões de reais a partir da realização de eventos internacionais e que é preciso somar forças no sentido de incentivar a produção.

Além do governador, a mesa da cerimônia de abertura contou com o presidente do Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil, Albano Chagas Vieira, o Secretário Executivo Adjunto do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio , Ricardo Schaefer, o Presidente Executivo do Instituto Aço Brasil, Marco Polo de Mello Lopes, o Vice-Presidente do Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil, Benjamin Mario Baptista, e o Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico Energia Indústria e Serviços, Julio Bueno.

O 24º Congresso Brasileiro do Aço também trouxe ao Brasil o professor de economia política internacional da Universidade de Harvard, Dani Rodrik, que fez a palestra inaugural do evento. Ele é autor de livros como "The Globalization Paradox: Democracy and the Future of the World Economy" e “Has Globalization Gone Too Far?”, de 1997, este último citado como uma das mais importantes obras de economia da década pela Business Week.

Dani Rodrik fez uma avaliação da economia brasileira nos últimos 50 anos e apresentou um gráfico comparativo da renda per capita do País com a apresentada pelos países desenvolvidos. O professor de Harvard destacou o desempenho econômico do Brasil e disse que a tendência é que, nos próximos anos, o País seja uma ilha de estabilidade e que seja menos afetado pelo ambiente global que, no prognóstico dele, se apresenta repleto de perigos e de armadilhas. Rodrik ressaltou que o modelo ideal de crescimento é o que se baseia em taxas entre 3% e 4% e não em altas taxas como acontecia no passado.

Entre as outras presenças internacionais confirmadas estão Carmen Reinhart, uma das mais importantes economistas americanas e co-autora do livro “Oito Séculos de Delírios Financeiros – Desta vez é diferente”, obra que revela um minucioso estudo das crises financeiras mundiais dos últimos séculos, além da chinesa Haiyan Wang, sócia do Instituto China-Índia, que fará uma Conferência Especial durante o evento.


Congresso Brasileiro do Aço – 24ª edição  Data: 8 e 9 de maio de 2013
Local: Centro de Convenções SulAmérica, Rio de Janeiro, Brasil - Av. Paulo de Frontin, 1 - Cidade Nova
Organização: Instituto Aço Brasil

Site: www.acobrasil.org.br/congresso2013



Nenhum comentário: